Piloto faz pouso de emergência em Guarulhos após perder roda do avião durante decolagem no Rio de Janeiro.

Na última terça-feira, o piloto do Airbus A319 da Latam Brasil foi obrigado a fazer um pouso de emergência no aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, devido à perda de uma roda do trem de pouso esquerdo do avião. O incidente foi comunicado pela torre de controle do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, logo após a decolagem da aeronave.

A queda da roda durante a decolagem levou os pilotos a optarem pelo pouso no aeroporto de Guarulhos, que tem uma pista maior, em detrimento do destino original, o aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista.

O momento em que os pilotos foram avisados sobre a perda da roda foi registrado por uma câmera ao vivo no aeroporto Santos Dumont, que também registra as comunicações da torre de controle. O vídeo, do canal “Aviation TV”, mostra a decolagem do A319 para o voo LA-3923 e o momento em que o piloto entra em contato com a controladora da Torre Rio para questionar sobre a ocorrência.

Segundo a gravação, o piloto foi informado pela controladora sobre a observação de dois objetos caindo na água logo após a decolagem. A controladora não conseguiu identificar se os objetos tinham caído da aeronave ou se eram provenientes de outra fonte. Posteriormente, a controladora informou que era possível visualizar um objeto, aparentemente uma boia preta, que coincidia com o trem de pouso da aeronave.

Após essa comunicação, o piloto realizou contato com a base da Latam no Rio de Janeiro e prosseguiu com o voo até o aeroporto de Guarulhos. O pouso do avião sem uma das rodas foi registrado pelo canal Golf Oscar Romeo no YouTube, onde o piloto solicitou à controladora do aeroporto de Guarulhos que verificasse qual roda estava faltando.

Apesar do problema com o trem de pouso, a aterrissagem foi realizada com segurança e os pilotos conduziram o avião até o pátio normalmente, acompanhados pelos veículos de emergência, como medida padrão para situações dessa natureza. O incidente, apesar de sério, terminou sem maiores consequências devido à habilidade e cooperação dos pilotos e controladores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo