Grupo de trabalho do governo federal iniciará elaboração de guia para uso de telas por crianças e adolescentes com especialistas de diferentes áreas.

Um grupo de trabalho foi criado pelo governo federal com o objetivo de elaborar um guia para o uso consciente de telas e dispositivos digitais por crianças e adolescentes. A coordenadora-geral de Educação Midiática na Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Mariana Filizola, anunciou que o grupo deve iniciar suas atividades em breve.

De acordo com Mariana, o grupo será formado por especialistas de diversas áreas para criar uma publicação que oriente pais e educadores sobre o uso de telas por crianças e adolescentes. Esta publicação também será baseada em sugestões apresentadas durante uma consulta pública aberta em outubro do ano passado.

A intenção do governo é entregar o guia para a população até o final deste ano, conforme afirmado pela coordenadora-geral Mariana Filizola. Além disso, o secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brant, confirmou que a frente de trabalho para a construção desse guia será lançada em breve.

Entre os temas que devem ser discutidos pelo grupo de trabalho está o uso de telas de celulares nas escolas. A preocupação está em equilibrar o uso excessivo, que pode atrapalhar o aprendizado, com o uso pedagógico dessas tecnologias, de acordo com Mariana.

O uso excessivo de telas, principalmente de celulares, é uma preocupação global e, no Brasil, as estatísticas demonstram que o país só perde para as Filipinas em tempo de uso de tela. A TIC Kids Online, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostrou que 95% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos de todo o país acessam a internet.

A médica pediatra Evelyn Eisenstein, coordenadora da Rede ESSE Mundo Digital e do Centro de Estudos Integrados Infância Adolescência e Saúde, também alerta para a necessidade de estabelecer limites sobre o uso de telas. Para ela, é importante ter momentos de desconexão, como durante as refeições, uma hora antes de dormir, promover atividades esportivas e culturais, e criar um ambiente que incentive o A de amor, atenção e afeto ; B de brincar; C de conversar e cuidar; D de desconectar e vitamina E de exercícios ao ar livre.

Portanto, a criação deste grupo de trabalho representa um passo importante para conscientizar pais, educadores e a população em geral sobre os riscos do uso excessivo de telas por crianças e adolescentes, bem como estabelecer diretrizes e orientações para um uso mais consciente e saudável dessas tecnologias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo