Senado analisa projeto que institui Comenda Mário Jorge Lobo Zagallo para homenagear treinadores de destaque em competições esportivas.

O Senado está avaliando o PRS 1/2024, um projeto de resolução que propõe a instituição da Comenda Mário Jorge Lobo Zagallo para homenagear treinadores ou comissões técnicas que se destacarem em competições esportivas. O projeto, de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), espera ser distribuído para as comissões permanentes da Casa para análise e votação.

De acordo com a proposta, a Mesa do Senado será responsável por conceder a comenda e um diploma de menção honrosa anualmente a até três pessoas ou comissões técnicas de qualquer modalidade esportiva, indicadas pelos senadores. A seleção dos agraciados será feita por um conselho composto por um parlamentar de cada partido político com representação no Senado.

Artigos relacionados

Após a definição dos homenageados, a Comenda Mário Jorge Lobo Zagallo será entregue em uma sessão especial do Senado. O projeto visa honrar a trajetória de Zagallo, destacando sua determinação, superação de adversidades e amor inabalável pelo futebol.

Mário Jorge Lobo Zagallo nasceu em 9 de agosto de 1931, em Atalaia (AL), demonstrando desde cedo afinidade com a bola, jogando nas ruas e campos de várzea. Mudou-se para o Rio de Janeiro e iniciou a carreira de jogador nas divisões amadoras do America Football Club. Posteriormente, transferiu-se para os juniores do Flamengo e conquistou diversos títulos, marcando sua presença no cenário esportivo.

Como jogador, Zagallo venceu a Copa do Mundo do Chile em 1962, tendo uma carreira de sucesso no Flamengo e no Botafogo. Após encerrar a carreira como atleta, iniciou sua trajetória como treinador e permaneceu envolvido no esporte, participando de campanhas vitoriosas da Seleção Brasileira em Copas do Mundo.

O ex-treinador faleceu no dia 5 de janeiro, aos 92 anos, e foi lembrado pelo senador Wellington Fagundes como um brasileiro ilustre que transcendeu o campo esportivo para se tornar um símbolo de excelência, humildade e paixão pelo futebol. O projeto de resolução que visa criar a Comenda Mário Jorge Lobo Zagallo pretende, portanto, não apenas homenagear sua memória, mas também inspirar as futuras gerações de treinadores e comissões técnicas dedicadas ao esporte.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias em pesar pela morte do “Velho Lobo”. A proposta de homenagear Zagallo, uma figura emblemática do esporte brasileiro, reconhece e celebra não apenas suas conquistas em campo, mas também seu papel como embaixador do esporte, representando o Brasil em diversos fóruns internacionais.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo