SÃO PAULO – “Estudantes criam protótipo de esteira eletrônica recicladora usando plataforma Arduino, destacando oportunidades na indústria e preocupação com sustentabilidade”

Alunos do Centro Paula Souza criam protótipo que destaca oportunidades na indústria

Na Fatec Botucatu, estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Paula Souza desenvolveram um projeto inovador que visa trazer mais sustentabilidade para o processo de reciclagem. Sob a orientação do professor Ricardo Rall, João Vinícius Bozoni e Davi Rodrigo de Miranda criaram uma esteira eletrônica separadora de metais recicláveis, utilizando a plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto, Arduíno.

A esteira separadora é uma ferramenta importante dentro da reciclagem, pois permite automatizar o processo em uma linha de produção, tornando-o mais ágil e eficiente. Além disso, o projeto visa incentivar a conscientização ambiental e a interdisciplinaridade entre os cursos de Logística e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, integrando as turmas.

De acordo com o professor Ricardo Rall, a reciclagem é fundamental para a conservação de recursos naturais, contribuindo para a redução da necessidade de extrair, refinar e processar matérias-primas, bem como para a redução da emissão de resíduos sólidos e a poluição do ar e da água. Além disso, a reciclagem gera empregos e economiza energia, uma vez que requer menos consumo do que a produção de novos materiais.

O próximo passo dos estudantes será o desenvolvimento de uma esteira que possa ser utilizada em uma cooperativa de reciclagáveis, ajudando trabalhadores e famílias de baixa renda. Esse avanço demonstra o potencial dos alunos do Centro Paula Souza para trazer inovação e sustentabilidade para a indústria e para a sociedade.

A plataforma Arduíno tem sido cada vez mais empregada em projetos de educação, arte, design, robótica, Internet das Coisas (IoT) e indústria, demonstrando seu potencial para impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico. A iniciativa desses estudantes destaca a importância da formação técnica e tecnológica na busca por soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios contemporâneos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo