A iniciativa, que vem sendo realizada desde 2022, tem como objetivo identificar um “tema gerador” a partir do diagnóstico feito pelos profissionais de cada escola. Esse tema estará vinculado às potencialidades e fragilidades da região, e vai nortear a construção do PPP Participativo. O projeto visa levar em conta a realidade das crianças que ali vivem e estudam, auxiliando os educadores a planejar e direcionar as atividades que serão desenvolvidas nas escolas.
A iniciativa é de extrema importância para que os profissionais da educação entendam onde os estudantes vivem, e possam utilizar essas informações na elaboração do plano pedagógico. A ideia é que o projeto promova uma conexão mais próxima entre a realidade dos alunos e as práticas educativas realizadas dentro das escolas.
Durante as visitas ao entorno das escolas, os profissionais estarão atentos para identificar aspectos como a infraestrutura da região, características sociais e culturais, bem como eventuais desafios enfrentados pelas famílias dos estudantes. Através desse mapeamento, será possível estabelecer um vínculo mais próximo com a comunidade local e garantir a incorporação da realidade dos alunos no planejamento pedagógico das escolas.
Com a implementação desse projeto, as escolas municipais de Diadema esperam promover uma educação mais contextualizada, que leve em consideração as particularidades e desafios enfrentados pelos estudantes em seu dia a dia. A expectativa é de que a iniciativa contribua significativamente para a melhoria da qualidade do ensino e para uma formação mais integral dos estudantes.