Professores de Diadema mapeiam entorno das escolas em projeto de leitura de mundo para criação do plano pedagógico

Os profissionais das escolas municipais de Diadema estão participando do projeto “leitura de mundo” nesta segunda-feira (5/02), no qual professores, coordenadores pedagógicos, diretores, agentes de apoio e funcionários da cozinha e da limpeza visitam o entorno da escola para identificar suas características, potencialidades e fragilidades.

A iniciativa, que vem sendo realizada desde 2022, tem como objetivo identificar um “tema gerador” a partir do diagnóstico feito pelos profissionais de cada escola. Esse tema estará vinculado às potencialidades e fragilidades da região, e vai nortear a construção do PPP Participativo. O projeto visa levar em conta a realidade das crianças que ali vivem e estudam, auxiliando os educadores a planejar e direcionar as atividades que serão desenvolvidas nas escolas.

A iniciativa é de extrema importância para que os profissionais da educação entendam onde os estudantes vivem, e possam utilizar essas informações na elaboração do plano pedagógico. A ideia é que o projeto promova uma conexão mais próxima entre a realidade dos alunos e as práticas educativas realizadas dentro das escolas.

Durante as visitas ao entorno das escolas, os profissionais estarão atentos para identificar aspectos como a infraestrutura da região, características sociais e culturais, bem como eventuais desafios enfrentados pelas famílias dos estudantes. Através desse mapeamento, será possível estabelecer um vínculo mais próximo com a comunidade local e garantir a incorporação da realidade dos alunos no planejamento pedagógico das escolas.

Com a implementação desse projeto, as escolas municipais de Diadema esperam promover uma educação mais contextualizada, que leve em consideração as particularidades e desafios enfrentados pelos estudantes em seu dia a dia. A expectativa é de que a iniciativa contribua significativamente para a melhoria da qualidade do ensino e para uma formação mais integral dos estudantes.

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