De acordo com informações do BNDES, a matriz logística da APPA atualmente é composta por aproximadamente 80% do transporte de cargas realizado por caminhões, o que gera congestionamentos e poluição na região. O projeto de modernização do porto visa aumentar a capacidade de recepção ferroviária de granéis e reduzir as emissões de gás carbônico na região portuária em cerca de 70%.
Além disso, a operação de modernização do Porto de Paranaguá contempla o aumento da capacidade de recepção ferroviária de granéis de sete para 24 milhões de toneladas anuais, a eliminação da necessidade de locomotivas e vagões realizarem manobras complexas, a melhoria na circulação viária da região portuária, a liberação de áreas internas nos terminais para possíveis melhorias operacionais, e a diminuição do tempo de permanência de vagões, locomotivas e caminhões para descarga. O financiamento se enquadra no projeto BNDES Azul, que envolve apoio a iniciativas relacionadas à economia do mar.
Segundo informações do BNDES, o banco possui cerca de R$ 22 bilhões em carteira relacionados à economia azul, sendo R$ 13,6 bilhões para projetos de docagem, embarcações de apoio, estaleiros e navios petroleiros, e R$ 7,7 bilhões para projetos de transporte marítimo, portos, terminais e embarcações. Além disso, a carteira para o setor de turismo marinho e costeiro soma R$ 296,7 milhões, com projetos de recuperação de manguezais totalizando R$ 47 milhões.
Dessa forma, o financiamento anunciado pelo BNDES para a modernização do Porto de Paranaguá representa um importante passo para o fortalecimento da infraestrutura logística e a redução do impacto ambiental na região. A expectativa é de que as melhorias resultem em um aumento significativo da eficiência operacional do porto e contribuam para o desenvolvimento econômico e sustentável da região.