Semana de verão: previsão indica calor acima da média e chuvas em parte do país

A semana começa com um tempo mais típico de verão em grande parte do país, sob a influência de uma massa de ar úmido. Isso significa que o sol aparece e o tempo esquenta, com chance de pancadas de chuva à tarde e à noite. As regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil devem concentrar as chances de chuva, enquanto áreas de interior no Nordeste, como o sertão da Bahia, devem ficar de fora da chuva. As temperaturas máximas, na maior parte do país, devem oscilar entre 32°C e 35°C.

Na cidade de São Paulo, as mínimas nesta segunda-feira devem ficar em torno dos 20°C, com máximas podendo chegar a 30°C ao longo da semana. A previsão é de chuvas causadas pela aproximação da brisa marítima na capital. Já no Rio de Janeiro, as mínimas serão de 23°C e as máximas de 31°C, com chuvas e trovoadas ao longo da semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.

No Centro-Oeste, as temperaturas devem ser ainda mais altas, com máximas acima dos 32°C em Cuiabá e Campo Grande, podendo chegar a 34°C e 35°C, respectivamente, até quinta-feira. Na região nordeste, Teresina, no estado do Piauí, pode ver chuvas isoladas nesta segunda-feira, com máximas entre 33°C e 34°C.

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, a maior preocupação com transtornos devido ao calor e às chuvas estará nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. No Sul, as temperaturas também devem ser elevadas, com máximas de 36°C a 38°C na parte oeste de Paraná e Santa Catarina. Já o Rio Grande do Sul deve continuar a sentir os efeitos de uma onda de calor localizada, com chance de os termômetros registrarem 40°C.

A massa de ar quente que está sobre a Argentina e mantém efeitos sobre o Rio Grande do Sul foi chamada pela MetSul de “domo de calor”. Essa massa de ar é caracterizada por uma expansão vertical das massas de ar quente na atmosfera, criando um tipo de cúpula que desvia frentes frias ao redor de uma área e “aperta” o ar quente numa camada inferior. O estado gaúcho deve registrar a menor ocorrência de chuvas entre os estados do Sul.

Florianópolis, em Santa Catarina, deve ter pancadas de chuva e máximas de até 33°C durante a semana, enquanto Curitiba, no Paraná, deve ter máximas de 31°C a 34°C, saindo desta segunda-feira para a próxima quinta-feira.

Portanto, a previsão é de calor e chuvas em grande parte do país, com destaque para Altas temperaturas no Sul e no Centro-Oeste. É importante que a população esteja atenta e se prepare para possíveis transtornos causados pelas condições climáticas previstas para os próximos dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo