Repórter São Paulo – SP – Brasil

Flamengo conquista o título da Copa Super 8 pela terceira vez e garante vaga na próxima Champions League das Américas.

O Flamengo fez história no último sábado, ao conquistar o título da Copa Super 8 pela terceira vez. O torneio, que reuniu os oito times mais bem colocados da temporada 2023/2024 do Novo Basquete Brasil (NBB), principal campeonato nacional masculino, foi disputado em formato mata-mata e consagrou os cariocas como campeões.

O título garante ao Flamengo uma vaga na próxima Champions League das Américas, equivalente à Libertadores na modalidade, consolidando sua posição como um dos principais times do basquete no Brasil.

A final da Copa Super 8 foi disputada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, onde o Rubro-Negro venceu a Unifacisa, de Campina Grande (PB), por 83 a 77. Com esta vitória, o Flamengo se isolou como o maior vencedor do Super 8, deixando para trás o Sesi Franca, que possui dois títulos.

Além disso, dois jogadores do atual elenco estiveram presentes nas conquistas anteriores do Flamengo, em 2018 e 2021: o armador Franco Balbi e o ala-pivô Olivinha. Aos 40 anos, Olivinha é um dos maiores vencedores do basquete rubro-negro e nacional, com seis troféus do NBB, dez do Campeonato Carioca, dois Mundiais e uma Champions das Américas.

Em uma declaração ao site da Liga Nacional de Basquete (LNB), Olivinha expressou sua gratidão e surpresa com o carinho dos torcedores, dizendo: “Nunca imaginei ser tão vencedor com a camisa rubro-negra, tem um torcedor aqui na minha frente me chamando de ídolo”. Ele também elogiou a diretoria do clube por montar equipes competitivas e creditou o sucesso da equipe aos esforços de todos os jogadores.

O destaque da vitória do Flamengo na final foi o jogador Gabriel Jaú, que foi eleito o jogador mais valioso (MVP, sigla em inglês que significa Most Valuable Player) da final, com 16 pontos e 11 rebotes. Outro jogador que se destacou foi o ala-armador Didi Louzada, com 16 pontos, nove rebotes e quatro assistências.

Além da conquista da Copa Super 8, o Flamengo fez uma excelente campanha na primeira metade do NBB, garantindo a vice-liderança da competição, com 19 vitórias e quatro derrotas. A equipe se credenciou ao Super 8 após fazer a melhor campanha do primeiro turno do NBB, o que lhe deu a vantagem de realizar os jogos do mata-mata em casa.

Com um desempenho excepcional tanto na Copa Super 8 quanto no NBB, o Flamengo se consolida como uma força dominante no basquete brasileiro e é uma equipe a ser batida na temporada.

Sair da versão mobile