Repórter São Paulo – SP – Brasil

SÃO PAULO – Tecnologia de aplicação de biodefensivos em drones pode ser usada para combater proliferação de mosquitos transmissores de doenças.

Desenvolvida pela empresa Birdview, situada em São Manuel, no interior paulista, em colaboração com a Embrapa Instrumentação, uma tecnologia voltada inicialmente à aplicação de biodefensivos para o controle biológico de pragas agrícolas poderá ser usada no ambiente urbano para ajudar a frear a proliferação de mosquitos transmissores de vírus causadores de doenças, como o Aedes aegypti.

Essa solução chamou a atenção de empresas produtoras de Aedes aegypti estéreis no Brasil para ajudar na erradicação de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika. Com o apoio do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), o projeto propõe o uso de drones para soltar insetos em áreas urbanas, contribuindo para a redução da população de mosquitos transmissores de doenças.

Ao participar do Programa de Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia, a startup identificou empresas interessadas em firmar parceria para a soltura do inseto em áreas urbanas. A tecnologia desenvolvida pela empresa no âmbito do Programa Biota-Fapesp consiste em um sistema modular de liberação e embalagem integrado a drones, que efetua a soltura controlada de insetos adultos em regiões demarcadas, minimizando danos e estresses induzidos.

No total, a Birdview já realizou mais de 15 mil voos para a liberação de biodefensivos, em mais de 1 milhão de hectares, ao longo de sua atuação de oito anos. Suas ações têm como foco a aplicação de biodefensivos para o controle de pragas, tanto em lavouras como em áreas urbanas.

O projeto de liberação de mosquitos ainda é experimental, e a empresa busca parceria com criadores de insetos estéreis, que arcariam com os custos do serviço. Os valores e o tempo necessário para a intervenção surtir efeito estão sendo avaliados, mas a expectativa é que essa tecnologia inovadora contribua significativamente para a redução da população de mosquitos transmissores de doenças.

Além disso, a solução desenvolvida pela Birdview também pode ser utilizada para o lançamento de sementes visando a restauração de florestas. A empresa destaca a versatilidade de sua tecnologia, que pode contribuir positivamente para diversas áreas, desde o controle de pragas agrícolas até a restauração de ecossistemas naturais.

A participação da Birdview na 25ª edição do Programa de Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia (Pipe Empreendedor) possibilitou a validação tecnológica e de negócios, garantindo o destaque da empresa entre outros participantes. Essa iniciativa visa estimular a aproximação da universidade com o mercado, sendo reconhecida como um dos principais programas de capacitação para geração de negócios em São Paulo.

O Programa de Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia tem como objetivo transformar esforços em negócios viáveis, contribuindo para o crescimento econômico e social por meio do desenvolvimento de startups com projetos inovadores. Assim, a participação da Birdview nesse programa reforça a importância e o potencial de sua tecnologia no mercado.

Sair da versão mobile