SÃO PAULO – Etecs de Campinas, capital, Guarulhos, Limeira e Ribeirão Pires são finalistas da 22ª Febrace, em março.

Seis projetos desenvolvidos por estudantes de cinco Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão na final da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela USP. Etecs finalistas estão localizadas na capital e nos municípios de Campinas, Guarulhos, Limeira e Ribeirão Pires.

A notícia foi recebida com entusiasmo pelos alunos finalistas, que conseguiram garantir uma vaga na final da Febrace. Uma das autoras do projeto finalista, Laura Esther Correia Jeronimo, comemorou a conquista e expressou sua satisfação: “Ficamos muito felizes com a notícia. Apesar de ser uma feira enorme, com gente de todo lugar, tínhamos bastante esperança de que iríamos conseguir.”

Outro estudante finalista, Gustavo Pereira, da Etec Guarulhos, compartilhou sua animação: “Nem sei o que falar, estou bem animado. É a primeira vez que participamos dessa feira como finalistas.”

Dentre os projetos finalistas das Etecs, destaca-se o de Laura Esther Correia Jeronimo, que desenvolveu o projeto “Rastreamento do movimento ocular utilizando visão computacional para auxílio na comunicação de pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA)”. Esse projeto utiliza recursos como inteligência artificial e visão computacional para permitir que pacientes com ELA escrevam palavras somente com os movimentos oculares. O mesmo projeto foi premiado em 2023, conquistando a primeira colocação do Festival Global de Impacto da IA da Intel.

Já Gustavo Pereira, em parceria com outros estudantes, desenvolveu o projeto “Desenvolvimento e avaliação bioquímica de um biodigestor anaeróbio para produção de biogás a partir de resíduos orgânicos.” Esse sistema automatizado e controlável remotamente tem como objetivo a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos, com a biomassa restante podendo ser utilizada como fertilizante.

Os 200 projetos que avançam para a mostra presencial realizada em março também serão expostos em um ambiente virtual. A Febrace considera critérios como criatividade, inovação, profundidade da pesquisa e clareza na apresentação oral na seleção dos finalistas.

Os finalistas são provenientes das seguintes Etecs: Bento Quirino, Irmã Agostina, Guarulhos, Trajano Camargo e Profª Maria Cristina Medeiros. A mostra presencial e virtual acontecerá no mês de março.

Essa é mais uma conquista em destaque para as Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo, evidenciando o empenho e talento dos alunos e professores envolvidos nos projetos finalistas da Febrace.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo