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Consema realiza audiência sobre projeto da Linha 20-Rosa do Metrô e destaca preocupações ambientais, desapropriação e autoridades presentes

Conselho Estadual de Meio Ambiente realiza terceira audiência sobre projeto da Linha 20-Rosa do Metrô

Na última quinta-feira (01/02), o Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, realizou a terceira e última audiência referente ao Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do projeto da Linha 20-Rosa do Metrô (Santa Marina-Santo André). Esta etapa foi marcada por discussões acaloradas sobre os impactos ambientais e o futuro da região.

As preocupações ambientais tomaram a maior parte do tempo e das dúvidas dos presentes, principalmente sobre as compensações que serão realizadas e a reflexão sobre áreas que sofrem com enchentes. A destinação das compensações arbóreas e financeiras devido à retirada de árvores nos locais das estações foi um dos temas que gerou debates acalorados. A deputada estadual Carla Morando (PSDB) chegou a sugerir que parte da compensação seja destinada para o plantio de árvores às margens da represa Billings e que o local ainda receba investimentos financeiros para sua despoluição.

O gerente técnico Renan Cavalheiro da Costa, da Geotec, uma das empresas que estão no consórcio que está na primeira fase do projeto da linha, explicou que uma parte da compensação ambiental ocorrerá em áreas próximas ao local em que árvores foram retiradas, ou seja, próxima das estações. Outra parte pode ser destinada para outros locais. Tal fato será tema de debates entre a Cetesb e as prefeituras para que sejam definidas essas novas áreas.

Ricardo Crepaldi, presidente da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e conselheiro do Consema, apontou uma reflexão que deve ser feita sobre a possibilidade de enchentes na região da tríplice divisa entre Santo André, São Bernardo e São Caetano. O conselheiro apontou que será necessária uma série de cuidados com possíveis desvios nos cursos de córregos e rios para que as futuras obras da linha não tragam impactos negativos para a região.

Além disso, o modelo de desapropriação também foi um tema preocupante. Há dúvida sobre o valor que poderá ser pago e questionamentos sobre a inclusão do valor da valorização do local com a passagem do Metrô e o pagamento para os comerciantes.

Autoridades e representantes políticos estiveram presentes na audiência pública, incluindo o secretário adjunto de Meio Ambiente de São Bernardo, Giba Marçon, o secretário de Cidadania e Pessoa com Deficiência, Pery Cartola (PSDB), os vereadores Mauricio Cardoso (PSDB), Jorge Araújo (PSD) e Julinho Fuzari (Podemos), o presidente da Câmara, Danilo Lima (PSDB), e o deputado federal Alex Manente (Cidadania), além de Carla Morando.

Alex Manente ressaltou a importância econômica da obra, afirmando que a integração do transporte público entre a região do ABC e a capital é fundamental para o desenvolvimento econômico da região. Já Carla Morando destacou a importância do metrô para a qualidade de vida da população, além dos benefícios ambientais e econômicos que a obra trará.

A Linha 20-Rosa contará com 33km de extensão, 24 estações, três subestações, 26 retificadoras e dois pátios, com uma demanda estimada de 1,29 milhão de pessoas diariamente. O cronograma estabelecido indica que a última fase que engloba o projeto executivo e a implantação começa em 2028 e a expectativa é que termine em 2035. A obra, segundo os números apresentados, tem como objetivo diminuir o tempo de percurso entre Santa Marina (região da Lapa) e Santo André e economizar em média 3 bilhões de reais anualmente.

O projeto da Linha 20-Rosa do Metrô tem despertado grande interesse e levantado debates importantes sobre os impactos ambientais, as compensações necessárias, o planejamento urbano e o desenvolvimento econômico da região do ABC. As audiências públicas realizadas pelo Consema têm sido fundamentais para trazer à tona discussões aprofundadas sobre o futuro do transporte público na região.

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