Temporais devem atingir São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais a partir de quarta-feira, segundo Inmet

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais estão na iminência de sofrerem temporais a partir desta quarta-feira (31). O órgão federal alerta para a possibilidade de chuvas em curtos espaços de tempo, acompanhadas de raios, rajadas de vento e queda de granizo.

Além desses estados, a previsão aponta também a ocorrência de chuvas fortes no Nordeste, como no Maranhão, e no Norte, como no Acre. Ainda de acordo com o Inmet, as instabilidades atmosféricas esperadas para essas regiões sugerem a formação de nuvens carregadas, propícias para a ocorrência de tempestades, por vezes, severas.

Essas condições meteorológicas podem resultar em impactos significativos, como alagamentos, quedas de árvores e interrupções temporárias no fornecimento de energia, afirmam os especialistas do Instituto.

Segundo a Climatempo Meteorologia, um sistema de baixa pressão atmosférica dará origem a uma nova frente fria em alto mar, entre o Sul e o Sudeste a partir desta quarta-feira. “No primeiro dia de fevereiro, o sistema avança mais para alto mar em direção à costa do Sudeste, trazendo mais umidade para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro”, diz a Climatempo.

A previsão é de chuvas persistentes até, pelo menos, o próximo sábado (3). As pancadas de chuva são esperadas para a partir da tarde desta quarta-feira na capital paulista, com temperaturas oscilando entre 19ºC e 29ºC.

Na Baixada Santista e no litoral norte, a tendência é a mesma, com previsão de chuvas mais fortes durante todo o dia na quinta-feira e temperaturas máximas não passando dos 25ºC. Cidades como Itapeva, Votorantim e São Roque e áreas do Vale do Ribeira devem ficar em alerta, pois as rajadas de vento podem alcançar 90 km/h nesta quarta-feira.

Além disso, o boletim divulgado pelo Inmet aponta que o mês de fevereiro deverá ter chuva acima da média em grande parte do país, com temperaturas também acima da média em praticamente todo o Brasil, com valores chegando a ultrapassar os 25ºC em algumas regiões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo