SÃO PAULO – “Tarcísio de Freitas inspeciona avanço das obras na estação PUC-Cardoso de Almeida da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo”

O Governo de São Paulo está investindo na expansão da mobilidade urbana e na oferta de transporte público moderno, eficiente e seguro. Nesta quarta-feira (31), o governador Tarcísio de Freitas visitou as obras do trecho sul da construção da Linha-6 Laranja de metrô e acompanhou a chegada da tuneladora Shield, conhecida como tatuzão, à futura estação PUC – Cardoso de Almeida.

Durante a inspeção, o governador celebrava o esforço de cada trabalhador da linha e ressaltou a importância dessa obra para a vida de muitas pessoas. A inspeção contou com a presença do secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, deputados, autoridades estaduais e municipais, diretores e profissionais do grupo Acciona e do consórcio Linha Universidade (Linha Uni). A Linha 6-Laranja terá 15 estações e 15,3 km de extensão, ligando a região da Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, no centro da capital.

A estação PUC-Cardoso de Almeida representa o quinto ponto de parada do tatuzão no trecho sul, que avançou aproximadamente 4,6 km, completando 49% das escavações da Linha 6-Laranja rumo à região central. Ao todo, o equipamento utilizou 2.149 anéis de concreto para o revestimento do túnel.

Até o momento, as escavações foram concluídas em nove estações e 2,2 km de túneis em método convencional. A expectativa é que a Linha 6-Laranja entre em operação parcial ao longo de 2026, com previsão de entrega total do novo ramal entre a Brasilândia e o centro da capital para abril de 2027, com investimento de R$ 18 bilhões.

A Linha 6-Laranja é a maior obra de infraestrutura em execução na América Latina, e sua conclusão será feita por meio de uma parceria público-privada entre o Governo de São Paulo e o consórcio Linha Universidade (Linha Uni). Após a conclusão, a operação da Linha 6-Laranja será feita pela concessionária pelo prazo de 19 anos.

O novo ramal de metrô visa reduzir o tempo de trajeto, que atualmente leva cerca de 90 minutos de ônibus, para 23 minutos, atendendo 630 mil passageiros por dia. Além disso, o projeto prevê a ampliação de sete quilômetros da Linha 6-Laranja, adicionando outras seis estações e integrando com outras linhas de metrô e trens metropolitanos.

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