Geração de 1,146 milhão de vagas de emprego impulsiona mercado de trabalho no Brasil no trimestre até dezembro

No último trimestre de 2023, o Brasil registrou um aumento significativo na geração de vagas no mercado de trabalho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram geradas 1,146 milhão de vagas, representando um aumento de 1,1% na ocupação em comparação com o trimestre anterior.

Com isso, a população ocupada atingiu a marca de 101 milhões de pessoas, apresentando um crescimento de 1,6% em relação ao ano anterior, o que representa um acréscimo de 1,6 milhão de pessoas encontrando uma ocupação no período.

Em contrapartida, a população desocupada teve uma redução de 234 mil pessoas, totalizando 8,1 milhões de desempregados no último trimestre de 2023. Em comparação com o ano anterior, houve uma diminuição de 5,7% nesse grupo, o equivalente a 490 mil pessoas saindo da situação de desemprego.

Já a população inativa ou fora da força de trabalho somou 66,3 milhões de pessoas no trimestre, o que representa uma redução de 543 mil em comparação com o trimestre anterior, uma queda de 0,8%. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o contingente ficou estável, com uma ligeira alta de 0,6%.

O nível de ocupação, que mede o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, alcançou 57,6% no último trimestre de 2023, representando um aumento de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior e 0,4 ponto percentual a mais em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Esses dados indicam um cenário positivo para o mercado de trabalho no Brasil, com um crescimento na geração de vagas e uma redução do desemprego. A expectativa é de que essa tendência de aumento na ocupação e diminuição do desemprego se mantenha nos próximos trimestres, impulsionando a recuperação econômica do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo