Repórter São Paulo – SP – Brasil

Folha lança buscador de blocos de Carnaval em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte para os festejos de 2024

O Carnaval é uma das festas mais esperadas do ano e, para ajudar os foliões a se programarem para os desfiles, a Folha lança um buscador de blocos de Carnaval nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A ferramenta disponibiliza informações sobre dias, horários e locais de 1.320 desfiles, permitindo filtrar por bairro, ordenar de acordo com a distância e até criar uma lista de favoritos para organizar o roteiro da festa.

A programação abrange o período de 2 a 18 de fevereiro, proporcionando aos foliões uma ampla variedade de opções para curtir a folia. No entanto, é importante ressaltar que a programação é fornecida pelas administrações municipais e está sujeita a alterações.

Uma novidade deste ano é a inclusão dos dados de Belo Horizonte no buscador, com a estimativa da prefeitura de que 5,5 milhões de foliões participem da festa na capital mineira, um número superior à previsão dos gestores no Rio (5 milhões). Já em São Paulo, a expectativa é de 15 milhões de participantes.

Durante este fim de semana de aquecimento, a capital paulista terá 188 cortejos, enquanto Belo Horizonte contará com 97 opções e o Rio de Janeiro com 87. São Paulo se destaca pela maior concentração de oferta no pré-Carnaval, com 228 atrações ao longo de todo o período entre a sexta-feira (9) e a terça-feira (13).

Por outro lado, o Rio de Janeiro e Belo Horizonte terão uma programação mais agitada na semana seguinte, incluindo algumas opções de blocos na Quarta-Feira de Cinzas (14), algo que não ocorre na capital paulista.

Os foliões de Belo Horizonte precisarão acordar mais cedo, já que 104 cortejos (26%) começam antes das 11h na capital mineira. Entre eles, está o famoso bloco “Então, Brilha!”, que atraiu 400 mil pessoas no ano passado e está marcado para as 5h, como de costume.

Um ponto em comum entre as três cidades é a grande concentracao dos desfiles nos bairros centrais e turísticos, em detrimento da baixa variedade de atrações para os moradores das zonas mais populosas. Em São Paulo, por exemplo, as cinco subprefeituras mais populosas concentram um quarto da população, mas terão apenas 49 desfiles ao todo, enquanto 134 agremiações se apresentarão apenas na região da Sé, no centro da cidade.

Sair da versão mobile