Repórter São Paulo – SP – Brasil

Da Rádio Kosmos ao Teatro Thalia: A História do Antigo Espaço da TV Globo São Paulo na Praça Marechal Deodoro

Rede Globo: a trajetória do antigo endereço na praça Marechal Deodoro

Os moradores mais antigos de São Paulo certamente se lembrarão dos veículos da Rede Globo estacionados nas ruas da Praça Marechal Deodoro e da avenida São João, onde por muito tempo funcionou a sede da emissora na capital paulista. No entanto, a história do local é muito mais antiga e guarda diversas transformações ao longo dos anos.

Tudo começou em 1934, quando foi transmitida nos rádios de São Paulo a nova emissora Kosmos, que logo se transformou em uma sociedade anônima e transferiu sua sede para o número 340 da praça Marechal Deodoro. O local era um espaço novo e moderno na avenida São João e abrigava não só os estúdios e escritórios da rádio, mas também um amplo teatro utilizado para programas de auditório.

Em 1945, a emissora mudou de nome para Rádio América, nome pelo qual é conhecida até hoje. Permaneceu no local até 1951, quando foi despejada e transferida para a rua da Consolação. A partir daí, o espaço passou por diversas transformações, começando por ser comprado pela Empresa Cine Plaza Ltda e reformado para abrigar um novo cinema com capacidade para 1500 espectadores. O Cine Plaza foi inaugurado em 1952 com a exibição do filme francês “Ave do Paraíso”, porém, mesmo funcionando até cerca de 1958, o cinema nunca foi um grande sucesso.

Após o fim do cinema, a Empresa de Diversões Deodoro LTDA ergueu um moderno teatro no local, chamado Thalia – Centro Nacional da Arte, que foi inaugurado em 1959, mas teve uma vida breve, voltando a funcionar como cinema em 1967, quando passou a se chamar Cine Miami.

A história do local tomou um novo rumo em 1969, quando a sede da Rede Globo de Televisão em São Paulo foi duramente atingida por um incêndio, levando a emissora a ocupar o antigo Cine Miami na praça Marechal Deodoro como sua nova sede. O novo espaço logo se tornou icônico para a trajetória da emissora na capital paulista, abrigando não só os estúdios, mas também a Central Globo de jornalismo.

Foi nesse local que foi exibida pela primeira vez a primeira edição do noticiário Bom Dia SP em 1977 e onde, em 1980, foi produzido o célebre programa TV Mulher, apresentado por Marília Gabriela. No entanto, em 1999, a Rede Globo inaugurou a sua nova sede na avenida Chucri Zaidan, no Brooklin, e aos poucos foi deixando o velho endereço da praça Marechal Deodoro.

Hoje, os dois imóveis que abrigavam a antiga sede da Rede Globo passaram por transformações, com um deles abrigando o Instituto Nacional de Ensino à Distância (INED) e o outro tendo sua estrutura modificada e descaracterizada. Assim, a história do local na praça Marechal Deodoro segue seu curso, com novos ocupantes e novas transformações, mantendo viva a memória de todos os que por ali passaram.

Sair da versão mobile