Senador propõe alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação para incentivar jogos eletrônicos na prática pedagógica.

O senador Carlos Viana, do partido Podemos-MG, tem apresentado um projeto que propõe alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), para incentivar a utilização de jogos eletrônicos educativos na prática pedagógica. O Projeto de Lei 5.106/2023 está em tramitação na Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCD) do Senado Federal.

De acordo com o senador, a adoção de jogos na educação pode proporcionar maior engajamento dos estudantes, adaptabilidade aos diferentes níveis de aprendizagem, um ambiente seguro de aprendizado, desenvolvimento de habilidades cognitivas e feedback imediato, constituindo uma valiosa ferramenta para enriquecer a experiência educativa.

Além disso, Viana ressalta que os jogos eletrônicos podem ser adaptados para diferentes faixas etárias e níveis de aprendizagem, proporcionando um ambiente seguro e livre de julgamentos, incentivando a tentativa e o erro, fundamentais para o processo de aprendizagem. Ele também destaca que esses jogos são altamente envolventes e motivadores, podendo aumentar o interesse e a dedicação dos estudantes.

O senador defende que os jogos eletrônicos podem ser uma ótima maneira de desenvolver habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, tomada de decisão e resolução de problemas, uma vez que muitos deles demandam pensamento estratégico e decisões rápidas.

O projeto ainda não tem relator designado, mas a proposta de Viana tem gerado discussões e reflexões sobre a importância e os benefícios do uso de jogos eletrônicos educativos no contexto da educação. Ainda há questionamentos e ponderações a serem feitos sobre como seria feita a implementação desses jogos nas escolas, assegurando que seu uso seja realmente produtivo e benéfico para o aprendizado dos alunos.

Diante do avanço tecnológico e da constante busca por métodos inovadores de ensino, a proposta do senador Carlos Viana representa um novo olhar sobre a utilização de recursos digitais no ambiente educacional, trazendo à tona a discussão sobre o papel dos jogos eletrônicos como ferramentas pedagógicas. Resta aguardar os próximos desdobramentos desse projeto no âmbito legislativo.

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