Prefeitura de Joinville retoma captação de água na ETA Cubatão após vazamento de ácido sulfônico no Rio Seco

Na última terça-feira (30), a prefeitura de Joinville, em Santa Catarina, anunciou a retomada da captação e distribuição de água da Estação de Tratamento de Cubatão (ETA). A decisão foi tomada menos de 24 horas após um caminhão tombar e derramar ácido sulfônico no Rio Seco, o que causou a suspensão dos serviços. A substância contaminou a região de captação com diluição acima do nível aceitável, atingindo uma concentração de 1,09 mg/L, muito acima do recomendado de 0,5 mg/L.

De acordo com a prefeitura, os níveis de diluição foram sendo monitorados e, posteriormente, a concentração diminuiu para valores abaixo de 0,5 mg/L, o que permitiu a reativação da ETA. No total, 34 bairros foram afetados pela contaminação, mas após análises laboratoriais, a água foi considerada potável e dentro dos padrões recomendados para consumo, sendo restabelecida a distribuição para abastecimento da cidade.

A situação também chamou a atenção do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, que passou a monitorar a região da Serra Dona Francisca para avaliar o dano ambiental causado pelo ácido sulfônico. Até o momento, não houve relatos de mortandade de peixes ou outros animais em decorrência da contaminação.

Além disso, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, reconheceu a situação de emergência decretada pelo município, o que possibilita a implementação de ações para diminuir o impacto da contaminação provocada pelo extravasamento do ácido sulfônico.

A prefeitura de Joinville tem buscado informações sobre a situação e está trabalhando para restabelecer completamente o abastecimento de água na cidade. A população vem sendo orientada a acompanhar os comunicados oficiais para saber quando o fornecimento será normalizado. A situação continua sendo monitorada com a presença de autoridades e órgãos responsáveis, visando minimizar os impactos e garantir a segurança da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo