O levantamento apontou que 86,7% das empresas participantes pertencem à atividade de produção, sendo a maioria (91%) de microempresas. A pesquisa também revelou que a maior concentração dessas empresas está no estado do Rio de Janeiro (46%), seguido por São Paulo (20%), Minas Gerais (9%), Paraná (5%) e Bahia (3,3%).
Realizada entre 27 de julho e 18 de agosto de 2023, a pesquisa identificou que três em cada quatro empresas enfrentam dificuldades na contratação de mão de obra no Brasil, e 72,3% acreditam que esse desafio persistirá nos próximos três anos. De acordo com Joana Siqueira, consultora de Estudos e Pesquisas da Firjan, a demanda não está, necessariamente, relacionada à falta de competência dos profissionais disponíveis, mas aponta para a necessidade de formação de novos profissionais.
Além disso, a pesquisa destacou que os principais desafios enfrentados pelas empresas incluem habilidades comportamentais e socioemocionais dos profissionais, qualidade técnica, segurança e proteção de dados, novas tecnologias e digitalização do setor, e condutas e legislações que impactam o setor, como assédio, racismo, discriminação e diversidade.
O Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav) está utilizando os resultados da pesquisa em parceria com a Firjan para fomentar a formação de mão de obra no setor. Segundo Leonardo Edde, vice-presidente da Firjan, é importante focar na profissionalização e formação de quem atua na área, especialmente em um ambiente de demanda represada.
No cenário fluminense, onde estão 138 das empresas entrevistadas, a busca por profissionais qualificados é sentida por 71% das empresas, um resultado abaixo da média nacional. A expectativa para os próximos anos também é mais otimista, apontada por 65,9% dos entrevistados. E 51,4% das empresas fluminenses apontam para a necessidade de mais profissionais preparados para lidar com as novas tecnologias e digitalização do audiovisual.
Esse estudo serve como um alerta para a necessidade de investimentos na formação e qualificação de profissionais para atender à demanda crescente no setor audiovisual brasileiro.