Novo RG: Poupatempo emite Carteira de Identidade Nacional em formato piloto em SP

Nesta semana, seis unidades do Poupatempo no estado de São Paulo iniciaram a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), juntamente com três unidades do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), vinculado à Polícia Civil. O governo paulista informa que, inicialmente, a emissão do novo documento está sendo feita em formato piloto, com previsão de ser ampliada gradativamente, mas sem fornecer prazos específicos.

A obtenção da Carteira de Identidade Nacional requer agendamento no site ou aplicativo oficiais do Poupatempo, sendo necessário apresentar documento com CPF, além da Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia simples). A primeira via é gratuita. Apesar disso, o atual RG não perdeu a validade e continuará sendo emitido pelo Estado de São Paulo, com prazo limite até 28 de fevereiro de 2032. Durante essa fase inicial da emissão da CIN, o RG continua a ser emitido normalmente.

Durante o projeto-piloto, a emissão da Carteira de Identidade Nacional está sendo realizada nas seguintes unidades: Poupatempo Lapa, Poupatempo Itaquera, Poupatempo Santo Amaro, Poupatempo Sé, Poupatempo Caieiras, Poupatempo Guarulhos, Descomplica São Miguel, Ganha Tempo de Barueri, Atende Fácil São Caetano.

Segundo o governo de São Paulo, a liberação de horários de agendamento para a CIN será feita de forma gradativa e as vagas serão ampliadas “de acordo com a expansão do projeto para os demais postos”.

A Carteira de Identificação Nacional tem apenas um único número de identificação, que é o mesmo do CPF, e irá substituir o RG. Além disso, possui um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone, e possui o mesmo código internacional usado em passaportes, o chamado MRZ, o que permite que seja utilizada como documento de viagem. Ela pode ser emitida em papel, policarbonato (plástico) ou digital (pelo aplicativo GOV.BR) e é válida em todo o território nacional, com opção de apresentação da versão digital no celular em caso de esquecimento do documento físico.

O documento tem validade de cinco anos para crianças de zero a 12 anos incompletos, de dez anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos e é indeterminada para quem tem mais de 60 anos.

Com a introdução da Carteira de Identidade Nacional, o governo busca modernizar e agilizar o processo de emissão de documentos, oferecendo mais facilidade e segurança para a população. A novidade representa um avanço significativo na modernização dos processos de identificação no Brasil.

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