Mais de 15 mil policiais militares reforçarão segurança durante o Carnaval em São Paulo, com foco no combate a roubo de celulares e golpes.

O Estado de São Paulo terá um reforço de mais de 15 mil policiais militares nas ruas durante o período de Carnaval. A mobilização terá início no próximo sábado (3), com o pré-Carnaval, e se estenderá até o domingo (18), no pós-Carnaval, de acordo com o anúncio feito pelo governo do estado na terça-feira (30).

Durante as comemorações de Carnaval nas ruas, os foliões poderão contar com dois tipos de ações dos agentes de segurança. O policiamento de aproximação será realizado por policiais a pé, circulando uniformizados por locais estratégicos e de grande aglomeração, facilitando a sua localização. Além disso, haverá o policiamento à paisana, com agentes utilizando trajes civis e observando atitudes suspeitas no meio do público, para alertar a central de operações.

É importante destacar que os policiais que atuarão nestas operações receberam treinamento específico para lidar com casos de importunação sexual. Eles atuarão no acolhimento e no devido encaminhamento das vítimas para as redes de proteção, afirmou o governo em nota.

Um dos focos da Polícia Militar será o combate à receptação e ao roubo de celulares, que é um dos crimes mais comuns durante o período do Carnaval. Para este fim, o comandante-geral da PM, coronel Cássio Araújo de Freitas, afirmou que há uma operação em andamento para combater a receptação dos aparelhos de celular.

O governo federal, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), lançou um aplicativo chamado Celular Seguro em dezembro. Este aplicativo permite bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques, após o cadastro de um ou mais dispositivos, e de uma ou mais pessoas de confiança.

Além disso, os foliões precisam ficar atentos aos golpes praticados por criminosos que se passam por comerciantes ambulantes. No último final de semana, a Polícia Civil de São Paulo prendeu cinco homens que se passavam por vendedores para aplicar golpes financeiros em foliões, trocando os cartões utilizados pelas vítimas na hora de pagar por mercadorias.

Durante a operação, foram apreendidos 146 cartões de débito e crédito, cinco máquinas, R$ 1.602 em espécie, oito aparelhos celulares e duas bolsas. Os suspeitos confessaram a prática da fraude ao serem questionados. É importante que os foliões estejam alertas e tomem medidas de segurança durante as festividades de Carnaval para evitar cair em golpes e se proteger de possíveis crimes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo