Bolsas Europeias fecham sem sinal coeso antes da divulgação de indicadores econômicos e decisão do Fed

As bolsas europeias encerraram a segunda-feira, 29, sem uma direção clara, com os investidores aguardando a divulgação de uma série de indicadores econômicos importantes na região ao longo da semana. Um dos pontos de destaque é a previsão de um possível anúncio de recessão confirmada pelo Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro. Além disso, a expectativa em torno da decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) nos Estados Unidos também contribuiu para limitar o movimento dos investidores.

Dentre as ações que tiveram destaque, a Holcim subiu após divulgar seus planos para realizar uma cisão de seus negócios na América do Norte. Essa estratégia tem como objetivo buscar valor para os acionistas e partes interessadas. O mercado reagiu positivamente a essa notícia, impulsionando o valor das ações da empresa.

A companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair também teve um desempenho resiliente, apesar do anúncio de queda no lucro e ajuste em projeção de resultado anual. Mesmo diante desses desafios, as ações da empresa se mantiveram firmes.

Em relação ao desempenho das bolsas, o índice FTSE 100, de Londres, cedeu 0,03% e fechou aos 7.632,74 pontos. Já o DAX, de Frankfurt, caiu 0,12%, encerrando o dia com 16.941,71 pontos. Por fim, o CAC-40, de Paris, foi o único a apresentar alta, subindo 0,09% e fechando aos 7.640,81 pontos.

Houve também movimentações positivas em Zurique, onde as ações da Holcim subiram 4,77% após a empresa informar que pretende listar seus negócios na América do Norte no mercado de capitais dos EUA. A estimativa é que a parte separada dos negócios atinja um valor de US$ 30 bilhões.

Além disso, a Ryanair avançou 2,51% depois de projetar lucro ajustado entre 1,85 bilhão e 1,95 bilhão de euros para o ano fiscal de 2023, que termina em março de 2024. Segundo analistas do JPMorgan, a empresa continua apresentando um bom desempenho no médio prazo, apesar das oscilações recentes.

Por fim, outros mercados da região também apresentaram quedas. O Ibex-35, de Madri, teve baixa de 0,47%, o PSI 20, de Lisboa, perdeu 0,36% e o FTSE MIB, de Milão, recuou 0,48%.

Com informações da Dow Jones Newswires.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo