Toda a arrecadação será repassada para as 124 entidades assistenciais cadastradas junto ao Fundo Social de Solidariedade e, posteriormente, destinada para as crianças que são atendidas ou assistidas e que estão em idade escolar. A campanha aceita apenas itens em bom estado ou novos, como mochilas, lancheiras, cadernos, estojos, lápis, canetas, borrachas, apontadores, giz de cera, lápis de cor e todo material usado em aula.
Ana Claudia de Fabris, presidente do Núcleo de Inovação Social e do Fundo Social de Solidariedade, ressalta a importância da campanha, destacando que permite que crianças em situação de vulnerabilidade também possam ter acesso a uma mochila diferente, um material escolar do personagem favorito e outros itens que muitas vezes são guardados e não são mais utilizados por algumas pessoas, mas que têm valor e importância para outras.
As doações dos itens podem ser realizadas nas cinco Lojas Solidárias instaladas pela cidade, quatro delas nos shoppings centers (ABC, Atrium, Grand Plaza e Shoppinho) e uma na Coop Queirós, no Centro. Esses locais recebem ainda outros tipos de donativos, como alimentos, roupas, livros e qualquer item que as pessoas queiram doar.
Além disso, a campanha tem o objetivo de fortalecer a entrega de material que já é feita anualmente pela Secretaria de Educação, ou seja, ocorre paralelamente à distribuição que é realizada aos alunos da rede municipal.
Portanto, a iniciativa visa garantir que crianças e jovens em situação de vulnerabilidade tenham acesso a materiais escolares essenciais e promover a solidariedade na comunidade, contando com a contribuição e participação ativa dos cidadãos. Este tipo de campanha é fundamental para garantir o acesso à educação e o desenvolvimento dessas crianças e jovens que mais precisam.