Teatro Municipal Maestro Flavio Florence será reaberto ao público em abril, aniversário da cidade, com 4 mil metros quadrados modernizados.

O Teatro Municipal Maestro Flavio Florence, um dos maiores símbolos culturais de Santo André, está passando por suas etapas finais de reforma e será entregue à população no mês de abril, mês do aniversário da cidade. Com essa entrega, a cidade terá recebido três importantes equipamentos culturais, incluindo o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes e o Teatro Conchita de Moraes, ambos restaurados e reabertos nos meses de aniversário de Santo André.

O prefeito Paulo Serra visitou o teatro na última sexta-feira (26/01), acompanhado da secretária de Cultura, Simone Zárate, da secretária adjunta de Cultura, Azê Diniz, e do diretor do Departamento de Manutenção e Obras da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Félix Beserra. Durante a visita, foram observadas as reformas nos banheiros, o piso do saguão, sala de exposição, bilheteria e plateia, além de intervenções hidráulicas, modernização do sistema de ar-condicionado, rampa de acesso dos bastidores, pintura, forro, impermeabilização dos camarins, instalação do piso do palco, parte elétrica e impermeabilização da cúpula.

Com um total de 4 mil metros quadrados de área modernizada, a reforma buscou manter a originalidade do local, que possui 464 lugares, quatro poltronas para obesos e quatro espaços para cadeirantes. A secretária adjunta de Cultura ressaltou a importância de preservar a arquitetura do espaço, que foi pensada em 1964 e entregue em 1971, para manter a tradição e história do Teatro Municipal. Além disso, a pasta já está trabalhando para criar um espetáculo de reinauguração à altura da importância e simbolismo do equipamento cultural.

Inaugurado em 1971, o Teatro Municipal de Santo André integra o projeto arquitetônico do Paço Municipal, elaborado pela empresa Rino Levy Arquitetos Associados e pelo paisagista Roberto Burle Marx. Anteriormente chamado de Antônio Houaiss, o espaço cultural foi renomeado para Teatro Municipal Maestro Flavio Florence em 2019, em homenagem ao regente que esteve à frente da Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) por 20 anos.

Com a reabertura desse importante equipamento cultural, a cidade de Santo André reforça seu compromisso com a preservação e valorização de sua história e patrimônio, oferecendo à população novas oportunidades para desfrutar de atrações culturais e artísticas, contribuindo para o enriquecimento cultural e social da comunidade local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo