SÃO PAULO – Vereador propõe Selo Municipal Empresa Solidária com a Vida para incentivar doação de sangue e medula óssea em São Paulo.

O vereador Paulo Frange, do MDB, propõe o Projeto de Lei 23/2019, que visa incentivar a doação de sangue e medula óssea na cidade de São Paulo. O PL sugere a criação do Selo Municipal Empresa Solidária com a Vida, com o intuito de reconhecer e homenagear empresas sediadas na capital que estimulam seus funcionários a contribuírem com os bancos de sangue e hemocentros locais.

O projeto está em fase inicial de discussão na Câmara Municipal de São Paulo. De acordo com a proposta, uma empresa solidária com a vida é definida como uma pessoa jurídica que adota uma política interna permanente destinada a informar, conscientizar e estimular seus trabalhadores a realizarem doações voluntárias e regulares de sangue, além de se cadastrarem para a doação de medula óssea.

O vereador Frange destaca que o objetivo do PL é homenagear e reconhecer as empresas que possuem uma preocupação social e solidária com a vida, enquanto também ressalta a importância das empresas orientarem os trabalhadores sobre a doação de sangue e medula óssea.

Segundo o parlamentar, os bancos de sangue e os centros de transplante de medula estão enfrentando uma escassez de doadores, e, de acordo com dados do INCA, o Brasil registra mais de 10 mil casos de leucemia por ano. Frange destaca que a solidariedade dos doadores pode salvar muitas vidas.

O PL também explana sobre como o cadastro de doadores de medula óssea pode ser realizado em qualquer hemocentro, exigindo apenas uma pequena quantidade de sangue (10ml) e o preenchimento de uma ficha com informações pessoais. Além disso, destaca que quanto mais pessoas estiverem registradas como doadoras de medula óssea, maiores serão as chances de encontrar um doador compatível, ressaltando que a chance de encontrar uma medula compatível é de 1 em 100 mil.

O projeto do vereador Paulo Frange está em tramitação, e os interessados podem acompanhar outros projetos em andamento do parlamentar pelo site da Câmara Municipal de São Paulo, além de obter os canais de comunicação para participar diretamente do mandato através de propostas, sugestões ou recebendo informativos pelo formulário Fale com o Vereador.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo