O projeto é liderado por João de Albuquerque, pesquisador da University of Glasgow, e Maria Alexandra Cunha, da Escola de Administração de Empresas da FGV. Segundo Albuquerque, o Celebrating Impact Prize é um dos prêmios acadêmicos mais importantes do Reino Unido, pois reconhece projetos que saíram do campo da produção de conhecimento acadêmico para gerar impacto na vida da população.
O objetivo do “Dados à Prova D’Água” é melhorar o fluxo de informações sobre inundações em regiões vulneráveis, que geralmente vêm de agências governamentais ou centros especializados. O projeto criou métodos para melhorar o fluxo dessas informações, incluindo a criação de um aplicativo gratuito que permite às pessoas alimentarem uma plataforma com medidas das chuvas e do nível dos rios, além de informações sobre as consequências desses eventos no território.
Esse aplicativo recebeu apoio da Fapesp e envolve a participação da população na coleta de dados. As informações geradas pela população são enviadas para um banco de dados e, a partir disso, é gerado um dashboard disponível à população, Defesa Civil ou a qualquer interessado.
O projeto também criou uma disciplina eletiva para escolas do ensino médio localizadas em regiões com risco de inundação, e um canal no YouTube que armazena filmes sobre memórias de inundações, com foco em valorizar o conhecimento dos indivíduos sobre o fenômeno.
Além disso, a metodologia do projeto foi incorporada pela Defesa Civil dos Estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, e representantes do governo da Colômbia entraram em contato com os pesquisadores no intuito de adaptar o aplicativo à realidade colombiana.
O projeto “Dados à Prova D’Água” envolveu a participação de mais de 70 pesquisadores e membros de diferentes comunidades de forma multidisciplinar, abrangendo desde ciências exatas como hidrologia, física e informática, até ciências sociais e humanas, com pesquisadores das áreas de geografia, psicologia social, administração pública, estudos de mídia e artes. A pesquisa teve um impacto significativo e benefícios diretos para as comunidades vulneráveis, transformando o conhecimento acadêmico em ações concretas para proteger a população contra desastres naturais.