SÃO PAULO – “Provão Paulista Seriado garante 15.369 vagas no ensino superior para estudantes da rede pública de São Paulo”

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou o resultado da primeira edição do Provão Paulista Seriado, que garantiu acesso a 15.369 vagas diretas no ensino superior para estudantes que concluíram a 3ª série do Ensino Médio em 2023 na rede pública. O secretário da Educação, Renato Feder, ressaltou a importância da iniciativa que promove a democratização do acesso ao vestibular.

Com 180.024 estudantes participando das primeiras etapas do processo de seleção, o Provão Paulista teve uma adesão 3,5 vezes maior do que a quantidade de alunos da rede estadual inscritos nos vestibulares das melhores universidades do estado. Esse número também supera os participantes dos vestibulares das instituições de ensino superior. O secretário considera essa política pública como a mais importante implementada pela Seduc-SP em 2023.

O reitor da USP, Gilberto Carlotti Junior, anunciou que a instituição estudará a ampliação das atuais 1.500 vagas na universidade para 2.000 na próxima edição do exame. Além disso, o Provão Paulista busca valorizar os talentos da escola pública e aumentar o acesso dos estudantes às principais instituições de ensino do estado.

Das 15.369 vagas destinadas ao Provão Paulista, os estudantes já podem se matricular na USP, Unicamp, Unesp e Fatecs, com matrículas abertas a partir da próxima segunda-feira (29). Esse é apenas o início de um processo que terá mais duas chamadas e a convocação de estudantes para todos os cursos da Univesp.

Por ser uma avaliação seriada, o Provão Paulista permite que a Secretaria acompanhe mais de perto o rendimento dos alunos ao longo das três séries do Ensino Médio. Além disso, a iniciativa tem como objetivo aumentar o número de vagas na próxima edição, buscando a ampliação do acesso dos estudantes das escolas estaduais às universidades públicas.

Sobre o vazamento do tema da redação do Provão Paulista, a comissão formada pelas universidades e pela Vunesp não constatou intenção de fraude. Apenas o tema da redação não seria suficiente para alterar a nota dos estudantes, já que seria necessário cumprir o proposto em quatro textos de apoio que acompanharam a prova de redação.

O Provão Paulista teve 386.485 inscritos, com 260.669 estudantes participando da avaliação em 4.000 escolas, sendo 3.600 estaduais. O sucesso do Provão Paulista reforça a importância da iniciativa que busca democratizar o acesso às universidades para os estudantes da rede pública de ensino.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo