Regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro em alerta vermelho de “grande perigo” de altos volumes de chuva

As regiões metropolitanas de São Paulo, do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba paulista, sul fluminense, litoral sul paulista e das baixadas estão em estado de alerta vermelho devido ao alto risco de chuvas intensas nesta sexta-feira (26). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado alertando para a possibilidade de volumes de chuva que podem ultrapassar os 60 milímetros por hora nessas regiões, juntamente com a previsão de ventos intensos que podem chegar a 100 quilômetros por hora.

A previsão do Inmet aponta para um grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas nas cidades afetadas. A situação é ainda mais preocupante devido aos registros recentes de chuvas intensas. A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que o Guarujá registrou 124 milímetros (mm) de chuva em apenas 12 horas, enquanto Bertioga e São Sebastião chegaram a 115 mm e 93 mm, respectivamente.

Diante desse cenário, a população foi alertada para redobrar a atenção e tomar as devidas precauções. As autoridades recomendam que sejam desligados aparelhos elétricos e o quadro geral de energia nas áreas de tempestade, que eventuais alterações nas encostas sejam observadas, que as pessoas permaneçam em locais abrigados e protejam seus pertences da água com sacos plásticos.

O comunicado da Defesa Civil do Estado de São Paulo ressalta a importância de se ter atenção redobrada em áreas mais vulneráveis, devido ao solo encharcado, uma vez que o risco de deslizamentos e desabamentos permanece elevado. A situação exige cuidados especiais por parte da população, a fim de prevenir transtornos e garantir a segurança de todos.

Diante desse alerta, é fundamental que os moradores das regiões afetadas sigam as orientações das autoridades competentes e estejam atentos às condições climáticas. O monitoramento constante, juntamente com a prontidão para tomar medidas preventivas, podem fazer a diferença diante de eventos climáticos extremos como os esperados para esta sexta-feira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo