Repórter São Paulo – SP – Brasil

Deputada Carla Morando cobra agilidade em audiência sobre Metrô do ABC e previsão é de chegada da linha em 2035

A obra do Metrô no ABC Paulista vem sendo assunto constante de discussões e audiências públicas. O projeto da Linha 20-Rosa tem sido tema de reuniões e debates para cobrar agilidade na execução das obras. A deputada estadual Carla Morando (PSDB) tem liderado a frente parlamentar da linha 20 e tem insistido na celeridade da obra, buscando priorizar a região que carece desse tipo de atendimento. Em audiência com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a parlamentar já havia cobrado agilidade nas obras.

A futura Linha 20 Rosa está na fase de projeto pelo Metrô para a implantação de 24 estações em 31,1 km de extensão, ligando a Santa Marina (região da Lapa) a Santo André, passando por São Bernardo e bairros de São Paulo. A previsão é que a ligação do ABC com a Capital, através do Metrô, seja entregue em 2035. A audiência pública apresentou informações sobre os estudos preliminares que demonstram benefícios equivalentes a R$ 3,5 bilhões por ano com o funcionamento da Linha 20-Rosa, em razão da economia de combustíveis e gastos com saúde que serão evitados.

Além disso, o PT lançou Renato Foresto como candidato a prefeito de Ribeirão Pires e o vereador Gilberto Costa propôs a gratificação dos servidores da Defesa Civil e a criação de um turno noturno. Enquanto isso, a demolição do Observatório Astronômico de Diadema tem gerado polêmica e aguarda posicionamento oficial da administração. Vereadores vão debater o assunto na primeira sessão da Câmara.

As questões relativas às obras públicas e aos projetos de grande impacto na mobilidade urbana e na preservação do patrimônio histórico e cultural da região têm movimentado o debate político e a atuação das diferentes esferas de governo. O interesse e a cobrança da população local e das lideranças políticas têm sido fundamentais para a busca por respostas, esclarecimentos e encaminhamentos em relação a esses temas. O acompanhamento e a fiscalização por parte dos representantes eleitos são instrumentos importantes para o zelo pelo bem-estar e desenvolvimento da região do ABC Paulista.

Sair da versão mobile