Tarcísio desiste de demolir casas em área de risco após tragédia em São Sebastião e defende solução em conjunto.

Após avaliar todas as possibilidades, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidiu desistir da ação judicial para demolir 900 casas em uma área de risco na Vila Sahy, localidade que foi o epicentro da tragédia que resultou na morte de 64 pessoas em São Sebastião há quase um ano.

Durante um evento de comemoração do aniversário de São Paulo, o governador afirmou que não adianta querer demolir as casas se os moradores não concordam com a ideia, e que a melhor saída para o impasse seria construir um projeto em conjunto. Ele ainda ressaltou que está convencido de que o caminho judicial talvez não seja o melhor para resolver a situação.

Apesar da desistência da ação judicial, a área continua em situação de risco, o que ficou evidente na noite de quarta-feira, quando a forte chuva em São Sebastião fez soar a sirene de evacuação devido ao risco de deslizamento. Oito pessoas, incluindo quatro crianças, foram retiradas dos imóveis e levadas a um abrigo em uma escola, após 50 milímetros de chuva caírem em menos de uma hora na região.

Ao longo do ano passado, os moradores da Vila Sahy já haviam realizado uma série de protestos contra a intenção do governo de demolir as casas. O governador, que esteve no bairro da cidade litorânea no último dia 18, se comprometeu a desistir da ação na Justiça, reconhecendo o valor afetivo que os moradores têm com suas residências.

Além disso, o governador entregou as chaves de um conjunto habitacional ao som do louvor gospel “A Casa é Sua”, como parte das comemorações pelos 470 anos da capital paulista. O evento contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes (MDB), e o volume do louvor aumentava a cada família que subia ao palco para cumprimentar o governador. O conjunto habitacional, batizado de João Octaviano Machado Neto, homenageia o ex-secretário estadual de Transportes, morto em janeiro do ano passado.

Diante disso, o governador demonstrou compreensão em relação ao valor emocional das casas para os moradores e segue avaliando estratégias para minimizar os riscos de desastres e oferecer soluções habitacionais seguras para a população de São Sebastião. A vinda do governador ao litoral nos próximos dias está sendo cogitada para acompanhar de perto os danos causados pelas chuvas recentes. A Defesa Civil de São Sebastião permanece em alerta nas áreas de encosta devido à previsão de mais chuvas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo