SÃO PAULO – Vahan Agopyan: 54 anos de trajetória acadêmica na USP, compartilhando a história de uma das maiores universidades da América Latina

Nesta quinta-feira, 25 de janeiro, a Universidade de São Paulo (USP) comemora 90 anos de trajetória e contribuições para a educação e pesquisa brasileira. Fundada em 1934 e considerada uma das maiores universidades da América Latina, a instituição é responsável por formar alguns dos mais renomados cientistas e pesquisadores do país. A história da USP se confunde com a trajetória de personalidades importantes, como o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, que tem uma relação de mais de cinco décadas com a universidade.

Agopyan ingressou na USP em 1970 para cursar a Escola Politécnica e compartilha uma vida acadêmica de 54 anos com a instituição. Em suas palavras, “a USP é minha vida, não apenas profissional, mas a minha vida social também está na universidade”. O secretário recorda com carinho a intensa vida universitária na década de 1970, com aulas de segunda a sábado e uma série de eventos sociais e culturais que movimentavam a comunidade acadêmica.

Após graduar-se na Escola Politécnica, Agopyan continuou sua jornada acadêmica, obtendo mestrado em Engenharia Urbana e de Construções Civis na Poli-USP e doutorado em Engenharia Civil pelo King’s College London. Sua carreira na USP incluiu cargos como diretor da Poli-USP, diretor presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, pró-Reitor de Pós-Graduação, vice-reitor e reitor da USP entre 2018 e 2022.

Como secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Agopyan expressa orgulho em manter uma universidade do calibre da USP em São Paulo. A comunidade USP é composta por mais de 120 mil pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores e funcionários, e oferece 183 cursos de graduação e 239 programas de pós-graduação. A USP é responsável por mais de 20% da produção científica brasileira e forma, em média, 8 mil alunos de graduação e 5,5 mil alunos de pós-graduação anualmente.

A celebração dos 90 anos da USP terá início com um concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) na Sala São Paulo. O público poderá acompanhar todas as comemorações e eventos especiais através do portal da instituição, que terá uma página dedicada ao tema. A USP continua sendo uma referência internacional em ensino e pesquisa, e sua contribuição para o desenvolvimento do país é incalculável. Que venham mais 90 anos de excelência e inovação!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo