Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini conquista primeiro selo em Gestão da Qualidade com o Programa Farol.

O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini (Hcdrn), localizado em Mauá e gerenciado pela Fundação do ABC, conquistou recentemente o seu primeiro selo em Sistemas de Gestão da Qualidade, uma distinção concedida pelo Programa Farol de Indicadores de Qualidade, promovido pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Federação Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (Fenaess) e Sindicatos dos Hospitais do Município do Rio de Janeiro (Sindhrio).

Essa conquista atesta as práticas de monitoramento permanente adotadas pelo hospital em relação à assistência e às rotinas administrativas. Segundo Juliana Antônio Bueno, coordenadora da Qualidade do Hcdrn, a certificação é de extrema importância: “Um sistema de gestão da qualidade devidamente implantado no serviço de saúde serve para prover a confiança para nossos pacientes, colaboradores e usuários, sendo, portanto, uma decisão estratégica de nossa instituição chancelada por nossa diretoria-geral. É com muito orgulho que recebemos este reconhecimento. Este selo demonstra o engajamento de todos os colaboradores”.

A diretora-geral, Dra. Adlin Veduato, enxerga o Programa Farol como o ponto de partida para um novo caminho de excelência no atendimento hospitalar. Ela afirma: “O Programa Farol é só o começo do novo caminho que queremos trilhar. Estamos em outro patamar, já tivemos muitas dificuldades, porém, chegou o momento de andarmos para frente. Os funcionários e a população merecem um Hospital de ponta, com qualidade e segurança. Seguiremos firmes em busca de nossos objetivos. Parabenizo a todos os nossos colaboradores pela conquista. Todos fazem parte desta entrega e deste reconhecimento”.

O Programa Farol é uma ferramenta de gestão de indicadores que busca padronizar e centralizar informações assistenciais e administrativas de diversas instituições de saúde. Seu objetivo principal é instaurar a prática do monitoramento permanente, promovendo a cultura da qualidade e a melhoria contínua nos serviços prestados. Além disso, possibilita a avaliação objetiva do desempenho de cada hospital, fomentando a competição saudável e estimulando a busca por metas individuais, o que contribui para a elevação dos padrões de qualidade no setor.

Durante o primeiro ano da certificação, é preciso comprovar quatro indicadores administrativos e seis indicadores de cuidados de saúde e de segurança do paciente. Já no segundo ano de participação, serão exigidos quatro indicadores administrativos e 15 indicadores assistenciais. Essa conquista representa um marco significativo na trajetória do Hospital Nardini, refletindo o compromisso com a qualidade e a segurança no atendimento, além de impulsionar a contínua melhoria nos serviços prestados à comunidade por meio da Fundação do ABC.

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