Repórter São Paulo – SP – Brasil

SÃO PAULO – Operação Resgate: Polícia Civil combate tráfico de drogas e prende criminosos em ação integrada no centro de São Paulo.

Na noite da última terça-feira, a Polícia Civil de São Paulo deu início à segunda etapa da Operação Resgate, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e prender criminosos na região de Santa Ifigênia, no centro da cidade. A ação contou com a participação da Polícia Militar e o apoio da Guarda Civil Metropolitana, mobilizando cerca de 150 policiais durante a madrugada. O reforço no patrulhamento foi feito com a presença de policiais da Força Tática, do 9º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana e do 5º Batalhão de Polícia de Choque – Canil.

O trabalho resultou na identificação e qualificação de mais de 600 pessoas que frequentam a região, além da prisão de um criminoso com mandado em aberto, que foi encaminhado ao 5º Distrito Policial (Aclimação). Paralelamente, 63 indivíduos foram detidos por descumprimento de medidas cautelares impostas pela Justiça. Essa medida visa restringir a liberdade de pessoas que estão respondendo em liberdade ou que receberam o benefício da liberdade condicional.

A polícia comunicou à Justiça sobre o descumprimento das medidas, visando alertar o Judiciário para futuras conduções dos infratores diretamente à penitenciária. Segundo o tenente Diego Manoel de Souza, do 7º BAEP (Batalhão de Ações Especiais), o objetivo da identificação e qualificação dos infratores é justamente alertar o Judiciário por meio das notificações.

Durante a ação, quatro usuários que demonstraram interesse em receber tratamento para dependência química foram encaminhados ao Hub de Cuidados de Crack e Outras Drogas, um serviço do Governo do Estado que oferece atendimento e encaminhamento para unidades terapêuticas. Além disso, foi destacado o cuidado da polícia em identificar, entre os usuários, as pessoas em situação de vulnerabilidade para encaminhamento aos serviços de acolhimento e assistência social.

No Hub, os usuários passam por triagem e são entrevistados por uma equipe multidisciplinar de saúde, que os encaminha conforme a situação e necessidade de cada caso. A ação integrada das forças de segurança busca coibir o tráfico de drogas, prender criminosos e prestar assistência aos usuários em situação de vulnerabilidade na região de Santa Ifigênia, no centro da cidade de São Paulo.

Sair da versão mobile