SÃO PAULO – “Férias Culturais em São Paulo: Sete Passeios Gratuitos para Familias Aproveitarem o Verão com o Transporte Metropolitano”

São Paulo oferece oportunidades culturais acessíveis durante as férias de janeiro

Com a chegada das férias de janeiro, muitas famílias buscam opções de lazer e entretenimento. Para quem reside ou visita São Paulo, o estado oferece uma variedade de opções culturais acessíveis, que podem ser exploradas por meio dos transportes metropolitanos, como CPTM, EMTU e Metrô.

Para aqueles que buscam experiências culturais gratuitas, a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) separou sete dicas de passeios gratuitos, um para cada dia da semana, que podem ser realizados utilizando as linhas dos transportes metropolitanos do estado.

A Casa das Rosas é um dos destaques, localizada na Av. Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo. O local oferece cursos, oficinas, palestras, saraus, peças de teatro e exposições ligadas à literatura, além de um belo jardim que pode ser visitado de terça-feira a domingo.

Outra opção é o Catavento, um museu interativo de ciências com exposições divididas em quatro seções: universo, vida, engenho e sociedade, localizado na Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n. A entrada é gratuita todas as terças-feiras.

O Memorial da Resistência de São Paulo, que é o maior museu de história dedicado à memória política das resistências e da luta pela democracia no Brasil, também oferece visitação gratuita, exceto às terças-feiras.

A Pinacoteca é outro destaque, oferecendo entrada gratuita aos sábados em seus três edifícios. O museu de arte visual é voltado para a produção brasileira, desde o século XIX até a contemporaneidade.

Além disso, o Museu do Ipiranga, o Museu de Zoologia e o Museu da Língua Portuguesa são outras opções para quem busca vivenciar as férias de verão de maneira culturalmente rica.

Para os interessados em passear pelos museus e pontos culturais, a compra de bilhetes para utilização nos trilhos pode ser feita de forma simples e rápida. Os bilhetes podem ser adquiridos via Whatsapp, pelo aplicativo TOP, em ATMs nas estações do Metrô e da CPTM, e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana.

A STM é responsável por cuidar diariamente do transporte de 8,5 milhões de passageiros, incluindo ônibus gerenciados pela EMTU, trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do estado, também faz parte das responsabilidades da STM.

Dessa forma, São Paulo oferece uma ampla gama de opções culturais para os moradores e visitantes que desejam explorar o estado durante as férias de janeiro, proporcionando experiências enriquecedoras e acessíveis para todas as idades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo