SÃO PAULO – Procon-SP lança pesquisa inédita para consumidores planejarem viagens de verão com mais consciência e segurança. Confira os custos e dicas!

O Procon-SP realizou um estudo inédito para orientar os consumidores a aproveitarem a temporada de verão de forma mais consciente e segura em relação aos custos das viagens e outros itens demandados neste período.

A pesquisa traz dados comparativos para escolher a melhor forma de transporte ao viajar, sobre itens de proteção à saúde da pele como protetores solares e repelentes de insetos; levantamento de preços de hospedagens e restaurantes em dezesseis cidades turísticas do estado; além de dicas sobre os direitos do consumidor em hotéis, pousadas e restaurantes.

O diretor executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho, afirmou que o estudo oferece referências para o consumidor escolher de forma mais consciente os produtos e serviços que irá adquirir durante as viagens. Ele ressaltou que o guia não possui apenas referências de preços, mas também apresenta uma tabela comparativa de distância entre 16 cidades turísticas de São Paulo, além da capital, organizada sob o critério origem e destino, para que o consumidor tenha uma boa referência dos custos que terá com seu deslocamento.

Essa é a primeira vez que o Procon-SP realiza uma pesquisa focada na temporada de verão, oferecendo ao consumidor um serviço que o ajude a pesquisar e planejar suas viagens de férias. Os dados coletados em dezembro de 2023 serviram de base para as informações contidas no estudo.

O estudo destaca a importância de o consumidor planejar o deslocamento até o destino, pesquisando o trajeto, verificando a distância, o tempo estimado de viagem, as possíveis paradas para descanso e reabastecimento, além de estimar gastos com refeições, pedágios e combustível. O consumidor deve também definir qual modal de transporte oferece mais vantagens – se ônibus rodoviário, automóvel próprio ou alugado, por exemplo.

Além disso, o estudo enfatiza os cuidados com a saúde da pele durante a temporada de verão. As recomendações incluem a importância da leitura atenta do rótulo, a verificação da certificação da Anvisa e cuidados específicos na utilização em bebês, crianças, grávidas, lactantes, idosos, entre outros.

A pesquisa incluiu também levantamento e comparação dos preços praticados para protetores solares, bronzeadores e repelentes em cinco sites de drogarias e farmácias. Os valores coletados foram os menores preços à vista para pagamento no cartão de crédito, sem considerar o valor do frete e eventuais promoções ou descontos.

Quanto à hospedagem e alimentação, a pesquisa foi feita em 16 cidades turísticas do interior e litoral do Estado de São Paulo. Os preços médios apresentados ajudarão o consumidor a avaliar e escolher os estabelecimentos que melhor atendem ao seu orçamento.

O relatório completo com os valores coletados e os critérios utilizados na pesquisa está disponível para consulta no site do Procon-SP, oferecendo aos consumidores informações valiosas para garantir uma viagem tranquila, segura e econômica durante a temporada de verão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo