Repórter São Paulo – SP – Brasil

SÃO PAULO – “Alunas da Etec Trajano Camargo criam projetos lúdicos para incentivar aprendizado de crianças”

Alunas da Etec Trajano Camargo, localizada em Limeira, interior do estado de São Paulo, desenvolveram projetos que promovem o aprendizado por meio de atividades lúdicas. Com o objetivo de aumentar o interesse das crianças no ensino, as alunas do Ensino Médio integrado ao técnico em Química criaram dois projetos que se destacaram na Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto 3M.

Uma das iniciativas envolve a criação de jogos de tabuleiro para abordar o tema das emoções. Desenvolvido pelas alunas Ana Carolina Sousa dos Reis, Isabela Diomedesi Neves e Letícia Amador de Almeida, o projeto visa ajudar as crianças a reconhecer e compreender suas emoções desde os primeiros anos de vida. A proposta inclui a realização de oficinas que exploram os atos de pensar, agir e sentir, destacando a importância da educação para o desenvolvimento pessoal.

Além disso, outras alunas, Lívia Peramo Rufino, Isabela Letícia de Souza e Giselle Oliveira do Prado, criaram formas inovadoras de incentivar a reciclagem e a conscientização ambiental entre as crianças. Por meio de gincanas e atividades de confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis, as alunas buscaram promover a prática do descarte correto e o reaproveitamento de recursos.

Giselle Oliveira do Prado, uma das participantes do projeto, ressaltou a importância de introduzir o tema da reciclagem desde a infância. Segundo ela, as atividades propostas pelas alunas são replicáveis em casa, permitindo que as crianças aprendam a reutilizar, reduzir e repensar o uso de materiais no dia a dia.

A professora orientadora dos projetos, Jéssica Carolina Paschoal de Macedo, destacou a importância do engajamento dos estudantes em questões sociais e ambientais. Para ela, a iniciativa das alunas reflete a formação de sujeitos críticos e engajados socialmente.

Os projetos das alunas da Etec Trajano Camargo foram finalistas da Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto 3M, evidenciando a relevância e o impacto positivo das iniciativas desenvolvidas pelas estudantes. A criação desses projetos representa um importante avanço na educação, demonstrando como atividades lúdicas e engajadoras podem contribuir para o aprendizado e o desenvolvimento das crianças.

Sair da versão mobile