Uma das iniciativas envolve a criação de jogos de tabuleiro para abordar o tema das emoções. Desenvolvido pelas alunas Ana Carolina Sousa dos Reis, Isabela Diomedesi Neves e Letícia Amador de Almeida, o projeto visa ajudar as crianças a reconhecer e compreender suas emoções desde os primeiros anos de vida. A proposta inclui a realização de oficinas que exploram os atos de pensar, agir e sentir, destacando a importância da educação para o desenvolvimento pessoal.
Além disso, outras alunas, Lívia Peramo Rufino, Isabela Letícia de Souza e Giselle Oliveira do Prado, criaram formas inovadoras de incentivar a reciclagem e a conscientização ambiental entre as crianças. Por meio de gincanas e atividades de confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis, as alunas buscaram promover a prática do descarte correto e o reaproveitamento de recursos.
Giselle Oliveira do Prado, uma das participantes do projeto, ressaltou a importância de introduzir o tema da reciclagem desde a infância. Segundo ela, as atividades propostas pelas alunas são replicáveis em casa, permitindo que as crianças aprendam a reutilizar, reduzir e repensar o uso de materiais no dia a dia.
A professora orientadora dos projetos, Jéssica Carolina Paschoal de Macedo, destacou a importância do engajamento dos estudantes em questões sociais e ambientais. Para ela, a iniciativa das alunas reflete a formação de sujeitos críticos e engajados socialmente.
Os projetos das alunas da Etec Trajano Camargo foram finalistas da Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto 3M, evidenciando a relevância e o impacto positivo das iniciativas desenvolvidas pelas estudantes. A criação desses projetos representa um importante avanço na educação, demonstrando como atividades lúdicas e engajadoras podem contribuir para o aprendizado e o desenvolvimento das crianças.