Fenaj divulgará relatório com queda de 51,86% em casos de violência contra jornalistas em 2023

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) irá apresentar na próxima quinta-feira um relatório detalhado sobre os casos de violência contra jornalistas e ataques à liberdade de imprensa no Brasil em 2023. Os dados preliminares divulgados pela entidade indicam uma diminuição significativa nos registros de violência contra os profissionais de imprensa no ano passado, com 181 casos reportados, em comparação com os 376 registrados em 2022, representando uma queda de 51,86%.

Apesar da redução em 2023, o número de casos ainda é 34,07% maior em comparação com os 135 casos contabilizados em 2018, antes do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A presidente da Fenaj, Samira de Castro, atribui a queda nos episódios de violência contra jornalistas em 2023 à diminuição das ações de descredibilização da imprensa por parte do ex-presidente Bolsonaro.

Segundo Samira de Castro, “Podemos comemorar a queda nos números da violência em 2023. Mas temos de continuar em alerta e mobilizados, porque as cifras continuam muito elevadas.” O relatório completo dos casos de violência contra jornalistas irá fornecer dados sobre as categorias profissionais, gênero, estado e tipo de mídia envolvida.

O documento é aguardado com expectativa pela comunidade jornalística, já que oferecerá uma visão abrangente e detalhada da situação da liberdade de imprensa no Brasil. A Fenaj tem buscado sensibilizar as autoridades e a sociedade para a importância de proteger os profissionais de imprensa e fortalecer a liberdade de expressão no país.

É fundamental que os resultados do relatório sejam levados em consideração pelas autoridades competentes e que medidas efetivas sejam adotadas para garantir a segurança e a integridade dos jornalistas em seu exercício profissional. Espera-se que a divulgação do relatório desperte a atenção da sociedade para a necessidade de valorizar e proteger o trabalho dos jornalistas, contribuindo para um ambiente mais seguro e livre para a prática do jornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo