Chuvas intensas causam alagamentos em São Paulo e alerta é emitido para a cidade

A cidade de São Paulo viveu um sábado (20) de instabilidade climática, com o tempo abafado dando lugar a pancadas de chuva em várias regiões. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da prefeitura, a capital voltou a ficar em estado de atenção para alagamentos, com alerta emitido às 17h para toda a cidade.

Essa mudança repentina no clima foi causada pela propagação de áreas de instabilidade vindas da região de Sorocaba, provocando chuvas na forma de pancadas sobre a Grande São Paulo. Segundo dados do radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo, os pontos mais intensos ficaram nos municípios de Cotia, Itapevi, Santana de Parnaíba e Itapecerica da Serra, com previsão de deslocamento para a capital paulista e espalhamento por todas as regiões da cidade nas próximas horas.

As fortes chuvas que atingiram o estado desde a tarde de sexta-feira (19) já deixaram três pessoas mortas em menos de 24 horas. Uma idosa morreu em Sorocaba ao ter o carro arrastado por um temporal, enquanto mãe e filha morreram afogadas após serem arrastadas pela chuva em Limeira, na região de Campinas. A atuação de um sistema meteorológico na região contribui para a formação de áreas de instabilidade em São Paulo, com condições para a ocorrência de pancadas de chuva, rajadas de vento e descargas elétricas.

O CGE emitiu alerta para a ocorrência de pontos de chuva de forte intensidade, com raios e rajadas de vento que podem superar os 60 km/h. Essa situação, somada ao solo encharcado pelas chuvas dos últimos dias, eleva o potencial para alagamentos, inundações, queda de árvores e deslizamentos de terra na Grande São Paulo. Na semana passada, quatro pessoas já haviam morrido em decorrência das chuvas na cidade, que entrou em estado de atenção por cinco dias seguidos.

Para o domingo (21), a previsão é de propagação de uma frente fria pelo litoral paulista, deixando o tempo instável em boa parte do estado. Na capital, são esperadas chuvas alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia, com queda nas temperaturas, trazendo alívio ao calor dos dias anteriores, com mínimas de 20°C e máximas que não devem superar os 23°C. A tendência é de temperaturas mais amenas também na segunda-feira (22), com nebulosidade e chuvisco principalmente durante a madrugada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo