Proposta em análise no Senado veta pagamento de salário por partidos para políticos em exercício, diz projeto de lei.

Um projeto em análise no Senado Federal está causando discussões acaloradas entre os parlamentares e a sociedade. Trata-se do PL 6.137/2023, de autoria do senador Cleitinho (Republicanos-MG), que propõe vetar o pagamento de salário por partidos para políticos em exercício, ou seja, com mandatos ou determinados cargos públicos.

A intenção do projeto é proibir que as siglas remunerem, direta ou indiretamente, seus integrantes que sejam considerados “agentes políticos em exercício”. A proposta sugere alterações na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096, de 1995) em relação à aplicação dos recursos das siglas.

O senador Cleitinho justifica a necessidade da proposta afirmando que a finalidade é conferir moralidade ao gasto do partido, independentemente da corrente doutrinária da agremiação, seja ela de direita ou de esquerda. Segundo ele, pagar salários a agentes políticos em exercício é conduta errada, que deve ser encerrada, pois significa, em última análise, gastar dinheiro público para manter o padrão de vida de pessoas privadas.

O projeto, apresentado em dezembro de 2023, ainda não foi despachado para análise nas comissões temáticas, mas já está gerando grande repercussão. Caso a proposta seja aprovada, a mudança na lei poderia atingir congressistas que acumulam cargos e funções em suas siglas.

Na justificativa do projeto, o senador destaca que a proposta poderia até mesmo atingir o presidente da República, defendendo que o valor destinado aos partidos deve ser direcionado ao custeio da atividade partidária e não ao pagamento de altíssimos salários ao chefe do Executivo.

A discussão em torno do PL 6.137/2023 envolve questões éticas, morais e legais, levando em consideração a origem dos recursos destinados aos partidos e a transparência na utilização desses recursos. Ainda há muitos debates a serem feitos sobre o assunto, mas é inegável que o projeto proposto por Cleitinho já está movimentando os corredores do Senado e despertando a atenção do público interessado nas questões políticas do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo