Previsão do tempo: São Paulo terá sol entre nuvens e possibilidade de chuvas fortes com raios e vento

A previsão do tempo para a cidade de São Paulo indica que esta sexta-feira (19) terá sol entre nuvens ao longo do dia, com as temperaturas podendo atingir os 29°C e índices de umidade chegando a 45%. No entanto, a instabilidade está aumentando e há possibilidade de pancadas de chuvas fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), existe potencial para alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra. Os dados do CGE também mostram que janeiro acumulou até o momento 156,4mm de chuva, o que equivale a 61% do total esperado para o mês.

Além disso, a Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de atenção devido às altas temperaturas. Para o sábado (20), a previsão é de sol entre nuvens e tempo abafado, com temperaturas variando entre 21°C e 27°C. A aproximação de uma frente fria irá provocar chuvas generalizadas com raios e rajadas de vento, principalmente durante a tarde e noite.

Já no domingo (21), a frente fria que se propaga pelo litoral paulista manterá o tempo instável, trazendo chuvas alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia. Os ventos passarão a soprar de sul e sudeste, causando uma queda nas temperaturas, que devem variar entre 20°C e 24°C.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante o fim de semana, chuvas volumosas devem atingir a Região Sudeste, abrangendo Rio de Janeiro, leste de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Zona da Mata mineira. Há alerta para a intensificação de uma área de baixa pressão sobre o leste do Sudeste, o que potencializa a instabilidade na região.

No sábado, as chuvas mais intensas devem afetar a faixa leste de São Paulo, incluindo a capital e região metropolitana, com acumulados previstos entre 80mm e 100mm de forma localizada. Já no domingo, as chuvas mais volumosas devem ocorrer entre o litoral norte paulista, capital e região metropolitana, serra do Rio de Janeiro e na Zona da Mata de Minas Gerais, com acumulados entre 70mm e 90mm em alguns pontos.

Além disso, a partir de segunda-feira (22), as chuvas intensas devem se intensificar entre o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

Portanto, diante das previsões meteorológicas, é importante que a população esteja atenta aos possíveis impactos causados pelas condições climáticas e se prepare para ocorrências relacionadas ao tempo instável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo