Lula participa do lançamento do Instituto Tecnológico de Aeronáutica em Fortaleza e destaca importância do ensino técnico.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, no dia 19, do lançamento da pedra fundamental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, capital do Ceará. O instituto ficará nas instalações da Base Aérea de Fortaleza e o primeiro vestibular está previsto para ainda este ano, com 50 vagas disponíveis, sendo 25 para os cursos de Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas.

Durante a cerimônia, o presidente Lula destacou a importância do acesso igualitário à educação, afirmando que o papel do estado é garantir a igualdade de oportunidades para todos. Ele ainda ressaltou a intenção de trabalhar, até o final do mandato, para resolver ou ao menos consolidar o processo de educação no Brasil.

Lula enfatizou a necessidade de investimento no ensino e na valorização dos professores. O ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou que os cursos do novo ITA dialogam com o potencial de geração de energias renováveis na região nordeste do país.

O governador do Ceará, Elmano Freitas, considera a implementação do ITA no estado como um marco para a pesquisa e o desenvolvimento local. Ele anunciou um curso preparatório para alunos da rede pública estadual visando o vestibular do ITA.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição de referência em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da engenharia e tecnologia, especialmente no setor aeroespacial. O ITA, considerado uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil, oferece diversos cursos de engenharia, além de pós-graduação.

A expectativa é que as obras da unidade em Fortaleza estejam concluídas para receber as primeiras turmas em 2027. O governo federal já assinou um convênio de R$ 50 milhões para a adequação das instalações da base aérea e a construção de laboratórios.

O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que a decisão de levar o instituto para o Ceará se deu pelo grande número de alunos do estado que ingressam no ITA, que chega a cerca de 40% do total de alunos admitidos. Essa representatividade credenciou o estado como sede da nova unidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo