Inmet emite alerta de perigo para chuvas intensas no Amazonas, Mato Grosso e Rondônia. Regiões Sudeste e Centro-Oeste também serão afetadas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo relacionado ao risco de chuvas intensas atingirem partes do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia entre hoje e amanhã (20). A previsão compreende as regiões centro, norte, sudoeste e sul do Amazonas; nordeste e norte de Mato Grosso; o leste de Rondônia e a mesorregião Madeira-Guaporé, que inclui a capital rondoniense, Porto Velho.

Segundo os meteorologistas do instituto, nessas áreas pode chover entre 30 mm/h e 60 mm/h. Além disso, há uma possibilidade de ocorrência de ventos intensos, que podem variar entre 60 km/h e 100 km/h. Os riscos associados a essa previsão incluem queda de árvores e galhos, alagamentos, descargas elétricas e interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Outra frente fria sobre o Oceano Atlântico deve elevar a umidade sobre o leste da Região Sudeste, deixando as condições atmosféricas instáveis durante o próximo fim de semana. Inmet alerta para a grande possibilidade de as chuvas intensas atingirem partes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A partir de segunda-feira (22), a previsão é de que as chuvas se estendam para outros estados sudestinos e parte do Centro-Oeste.

No sábado (20), a área mais afetada pelos maiores acumulados diários de chuva deve ser a faixa leste de São Paulo (incluindo a capital e a região metropolitana) e áreas do litoral paulista, onde, em alguns locais, a precipitação pluviométrica podem variar entre 80 mm e 100 mm.

Para domingo, a previsão é de chuvas mais volumosas entre o litoral norte paulista e áreas do sul, leste (incluindo a capital e Região Metropolitana), serra do Rio de Janeiro e na Zona da Mata de Minas Gerais, onde pode chover entre 70 mm e 90 mm em alguns pontos.

A partir de segunda-feira (22), as chuvas intensas, com acumulados diários significativos, devem se concentrar entre o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal – previsão que será monitorada com a atualização dos modelos numéricos de previsão de tempo nos próximos dias.

Em relação às recomendações para a população, especialistas alertam para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores em caso de fortes rajadas de vento ou raios. Também é recomendado evitar estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Em casa, desligar aparelhos elétricos e tirar os plugues da tomada são medidas preventivas. Ajuda ou orientações podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo