Chuva intensa na Grande São Paulo causa alagamentos, cancelamento de voos e cirulação prejudicada de trens.

Uma forte chuva atingiu a Grande São Paulo na noite da última sexta-feira, provocando caos e transtornos em diversas regiões. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, alagamentos deixaram ruas e avenidas intransitáveis na zona leste, afetando bairros como Aricanduva, Vila Formosa, Penha e Itaquera. A situação também foi crítica na zona sul, com alagamentos registrados na Vila Mariana, Ipiranga e Jabaquara.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que o congestionamento na capital atingiu a marca de 587 km, o maior registrado neste início de ano. A chuva impiedosa fez com que a cidade ficasse em estado de atenção para alagamentos entre 17h47 e 21h10. Durante esse período, as estações meteorológicas do CGE registraram 98 mm de chuva na Penha, zona leste, e 66 mm no Ipiranga.

O aeroporto de Congonhas foi impactado pela tempestade, que resultou em uma rajada de vento de 57,9 km/h às 18h10. Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, oito voos foram cancelados e outros oito precisaram ser desviados para outros locais. No transporte ferroviário, a linha 10-turquesa da CPTM teve sua circulação interrompida entre as estações Prefeito Saladino e São Caetano do Sul, devido a um alagamento. Além disso, na linha 12-safira, um trem foi recolhido para manutenção após apresentar infiltração pela chuva.

Na Grande São Paulo, o acumulado de chuva chegou a 67 mm em São Caetano do Sul, 61 mm em São Bernardo do Campo e 51 mm em Guarulhos. Tragicamente, duas mulheres, mãe e filha, de 70 e 35 anos, foram vítimas fatais da intensa chuva, sendo arrastadas pela enxurrada em Limeira, no interior do estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de grandes volumes de chuva na região para o fim de semana, indicando que São Paulo pode registrar um aumento na intensidade das precipitações até domingo. A situação requer atenção e cuidado por parte dos moradores e autoridades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo