Altas temperaturas no verão aumentam riscos para saúde do coração, alerta diretora médica do Hospital Costantini

Com a chegada do verão, as altas temperaturas têm sido uma realidade em diversas regiões do Brasil. E, de acordo com especialistas, as temperaturas elevadas podem contribuir para fazer de 2024 um dos anos mais quentes da história. Além disso, o calor intenso também representa um desafio para a saúde do coração, especialmente para pessoas com doenças cardiovasculares pré-existentes.

A diretora médica do Hospital Cardiológico Costantini, Bianca Maria Prezepiorski, alerta que as altas temperaturas podem resultar na dilatação dos vasos sanguíneos, levando a uma redução da pressão arterial. Isso faz com que o coração tenha que trabalhar mais para bombear o sangue, elevando o risco de eventos como infarto, acidente vascular cerebral, arritmias e insuficiência cardíaca. O corpo também trabalha para se resfriar por meio do aumento do fluxo sanguíneo para a pele, o que pode aumentar a frequência cardíaca, colocando maior carga sobre o coração.

Para reduzir esses riscos, a cardiologista indica práticas para um verão mais saudável. A hidratação adequada é fundamental, sendo recomendado beber bastante água para compensar a perda de líquidos devido à transpiração. Além disso, é importante evitar bebidas com cafeína e álcool, pois podem aumentar a desidratação. A redução de atividades físicas intensas durante os períodos mais quentes do dia também é aconselhada, assim como o uso de roupas leves e de cores claras e a aplicação de protetor solar para proteção contra o sol.

Mantendo-se em ambientes climatizados ou bem ventilados e estando ciente dos sinais de superaquecimento, como tontura, fraqueza, náusea e falta de ar, é possível reduzir os riscos à saúde durante o verão. Caso esses sintomas persistam, é fundamental procurar orientação médica.

Diante desse cenário, com a previsão de um verão extremamente quente, é indispensável que a população esteja atenta à saúde do coração e adote hábitos saudáveis para enfrentar as altas temperaturas. A prevenção é a chave para garantir que o verão seja aproveitado da maneira mais segura e saudável possível.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo