Demanda global por petróleo enfraquece e se equipara aos níveis pré-pandemia, aponta relatório da AIE

A Agência Internacional de Energia (AIE) reportou nesta quinta-feira, 18, que o avanço da demanda global por petróleo desacelerou significativamente no fim do ano passado e deve se enfraquecer ainda mais, retornando para níveis pré-pandemia de covid-19. De acordo com a organização, a previsão é que o crescimento da demanda diminua para 1,2 milhão de barris por dia (bpd) em 2024, ante 2,3 milhões de bpd em 2023, chegando a uma média de 103 milhões de bpd. Anteriormente, a AIE previa um acréscimo menor na demanda deste ano, de 1,1 milhão de bpd.

No quarto trimestre de 2023, a demanda por petróleo subiu a um ritmo de 1,7 milhão de bpd, bem menor do que o aumento de 2,8 milhões de bpd do terceiro trimestre. A queda no turismo na China após uma forte expansão pós-pandemia foi apontada como a principal razão para essa desaceleração, de acordo com a AIE.

A China deverá responder por quase 60% do aumento na demanda este ano, devido à expansão do setor petroquímico, destacou a agência. Em relação à oferta global de petróleo, a AIE agora prevê uma expansão de 1,5 milhão de bpd este ano, totalizando 103,5 milhões de bpd. Anteriormente, a projeção era de um incremento menor na oferta, de 1,2 milhão de bpd.

Além disso, a AIE avaliou que o mercado parece bem abastecido de petróleo em 2024, mas ressaltou que os riscos à oferta relacionados ao conflito no Oriente Médio seguem elevados. A perspectiva é que a oferta global de petróleo se mantenha em níveis satisfatórios, mas é necessário acompanhar de perto os possíveis impactos que eventos geopolíticos no Oriente Médio podem causar no mercado.

Portanto, a desaceleração na demanda global e as incertezas relacionadas à oferta de petróleo evidenciam a importância de monitorar de perto a situação do mercado e os fatores que podem influenciar a oferta e demanda nos próximos anos. Essas informações trazem à tona a necessidade de um controle efetivo e estratégico para garantir a estabilidade e o abastecimento adequado de petróleo no mercado global.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo