Programa Farmácia Popular distribui absorventes para população em situação de vulnerabilidade social em mais de 31 mil unidades credenciadas.

Mais de 31 mil unidades credenciadas no programa Farmácia Popular estão disponibilizando absorventes para a população em situação de vulnerabilidade social. O Ministério da Saúde afirmou que a oferta é direcionada a grupos que vivem abaixo da linha da pobreza e estão matriculados em escolas públicas, em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema. Além disso, a população recolhida em unidades do sistema prisional também será beneficiada.

O programa tem como público-alvo brasileiras ou estrangeiras que vivem no Brasil, com idade entre 10 e 49 anos, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que contam com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa. No caso de estudantes de instituições públicas de ensino, elas precisam pertencer ao CadÚnico e a renda familiar mensal por pessoa não pode ultrapassar meio salário mínimo.

Para garantir o benefício, é necessário apresentar um documento de identificação pessoal com número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e a Autorização do Programa Dignidade Menstrual, em formato digital ou impresso, que deve ser gerada via aplicativo ou site do Meu SUS Digital. A aquisição de absorventes para menores de 16 anos deve ser feita pelo responsável legal. Em caso de dificuldade para acessar o aplicativo ou emitir a autorização, a orientação é procurar uma unidade básica de saúde (UBS). Pessoas em situação de rua podem buscar nos centros de referência da assistência social, centros de acolhimento e equipes de Consultório na Rua.

A iniciativa faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual e tem como objetivo combater as desigualdades causadas pela pobreza menstrual, contribuindo para garantir o acesso à dignidade menstrual. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que a pobreza menstrual, associada aos tabus que ainda cercam essa condição, pode ocasionar evasão escolar e desemprego. No Brasil, estatísticas indicam que uma em cada quatro meninas falta à escola durante o seu período menstrual e cerca de quatro milhões sofrem com privação de higiene no ambiente escolar, o que inclui o acesso a absorventes, banheiros e sabonetes.

Portanto, a disponibilização de absorventes para a população em situação de vulnerabilidade social é uma importante medida para combater as desigualdades e garantir a dignidade menstrual para todas as mulheres, independentemente de sua situação socioeconômica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo