SÃO PAULO – Inscrições para cursos de idiomas em escolas estaduais de São Paulo seguem até o fim de janeiro para início das aulas em fevereiro.

Estudantes da rede estadual de ensino interessados em aprender línguas estrangeiras têm uma oportunidade valiosa nos Centros de Estudos de Línguas (CELs). São ofertadas aulas de diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês, mandarim, português para estrangeiros e até mesmo Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Os interessados devem se inscrever até o final de janeiro nas 151 unidades dos CELs e as aulas têm previsão de início para o mês de fevereiro. No ano anterior, 38 mil estudantes foram matriculados nos CELs. Para realizar a inscrição, os alunos devem comparecer a uma das escolas da região que oferece as aulas portando um documento de identidade com foto, comprovante de residência e manifestar o interesse no curso desejado.

Cada unidade tem autonomia para formar suas turmas, divulgar o resultado das inscrições e organizar os dias e horários das aulas. O início das aulas está previsto para o dia 15 de fevereiro de 2024, coincidindo com o início do ano letivo na rede estadual.

Os cursos de línguas possuem diferentes durações e requisitos. O inglês e o mandarim, por exemplo, são destinados exclusivamente aos alunos do Ensino Médio e têm uma duração de três anos. Já os cursos de espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e mandarim têm módulos semestrais, perfazendo novamente a duração de três anos, e podem ser frequentados por estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs).

Um exemplo de sucesso é o depoimento de Geovana Ferreira, ex-aluna da Escola Estadual Leopoldo Santana, que concluiu o curso de alemão no CEL da Escola Estadual Plínio Negrão. Ela atribui a oportunidade de trabalhar em uma multinacional ao fato de falar alemão. Além disso, os estudantes que completam todos os módulos dos cursos de línguas recebem um certificado de conclusão, que fica registrado no histórico escolar.

A oferta de aulas de idiomas e a parceria com o Instituto Goethe, que oferece exames de proficiência aos alunos que se destacam no curso, reforçam a importância do programa CEL na formação dos estudantes da rede estadual de São Paulo. Com acesso a aulas de idiomas, os alunos podem ampliar seus horizontes e buscar oportunidades profissionais em um mercado de trabalho cada vez mais globalizado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo