Repórter São Paulo – SP – Brasil

Inmet emite alerta de perigo potencial para chuva intensa em São Paulo e temporais no Sul do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de perigo potencial para chuva intensa em todo o estado de São Paulo nos próximos dias. Nos últimos dias, quatro pessoas morreram por causa das chuvas no estado. A previsão é de chuva isolada para a terça-feira (16) na capital paulista, com calor e uma máxima de até 34ºC. No final da tarde, a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, favorecendo a ocorrência de chuvas na forma de pancadas isoladas.

A partir de quarta-feira (17), a chuva deve ganhar ainda mais intensidade na quinta (18) e na sexta (19), de acordo com o Inmet. Até o momento, o acumulado de chuva na cidade de São Paulo havia chegado a 136,4 mm, que representa 53,2% dos 256,5 mm esperados para o mês.

No Rio de Janeiro, que sofreu com chuvas intensas no último fim de semana, a previsão também aponta para novos temporais nos próximos dias. A previsão é de calor, com máximas de 36°C a 38°C no Grande Rio, e alta umidade do ar, podendo provocar fortes pancadas de chuva em vários locais.

No Sul do país, estão previstos temporais, por causa da atuação de um sistema de baixa pressão que favorecerá fortes instabilidades entre esta terça e quarta-feira, em áreas do Rio Grande do Sul, podendo ultrapassar os 150 mm de acumulado de chuva, com rajadas de vento acima de 90 km/h.

O boletim ainda indica que a instabilidade ocorre devido a uma ampla e persistente área de baixa pressão atmosférica que favorece o aumento do fluxo de ar úmido e quente vindo do norte.

Essa instabilidade, entretanto, deve perder força a partir da quinta-feira, quando o sistema de baixa pressão atmosférica se desloca para o mar, deixando o tempo instável entre Santa Catarina e o Paraná, especialmente nas áreas do leste e norte dos dois estados.

Em outros estados, como no Centro-Oeste e no Sudeste, a previsão também é de chuvas intensas, com ocorrência de raios, rajadas de ventos e trovoadas, principalmente em Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No Espírito Santo, norte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e centro-sul de Mato Grosso, a chuva também é esperada, mas de menor intensidade. Portanto, é importante que a população esteja atenta e tome as devidas precauções diante das condições climáticas adversas que estão previstas para os próximos dias.

Sair da versão mobile