História de vida: a trajetória de Almira Ribeiro, mulher forte e amorosa, que faleceu aos 91 anos após viver na zona rural da Bahia.

A moradora da zona rural de Barreiras, na Bahia, Almira Gomes Ribeiro, faleceu recentemente aos 91 anos, deixando uma história marcada por luta, força e amor pela família. Nascida e criada na fazenda Torrada, Almira sempre teve um grande apreço pelo contato com a terra e pelos afazeres do campo.

Aos 15 anos, Almira se casou e ficou viúva cinco anos depois, tendo que cuidar sozinha de quatro filhos pequenos. Mesmo diante das dificuldades, ela trabalhou duro na plantação de milho, arroz, hortaliças e na criação de cabras para sustentar a família. Mais tarde, após casar-se novamente, teve mais três filhos.

A neta de Almira, Rosana Monteiro dos Santos Matos, relembra com carinho a figura materna que a avó representava. Almira teve 21 netos e 29 bisnetos, mantendo sempre sua casa aberta e recebendo a todos com carinho e fartura de comida. Seu carinho e amor eram evidentes para todos os membros da família, e sua casa sempre foi um ponto de encontro para os parentes.

Após seis décadas vivendo na roça, Almira se mudou para a área urbana, mas nunca deixou de ter uma hortinha em casa, mantendo o hábito de plantar e colher seu próprio alimento. Além disso, era conhecida por sua forte fé, nunca perdendo um culto na igreja da qual participava.

No início do ano passado, Almira foi diagnosticada com um câncer de laringe, mas durante todo o tratamento se manteve ativa, cuidando da casa e de seus familiares. Infelizmente, faleceu no final do ano, aos 91 anos.

A história de vida de Almira é um testemunho de força, garra, amor e dedicação à família. Seu legado perdurará nas memórias de seus entes queridos, que sempre a lembrarão como uma mulher guerreira e amorosa.

Por meio desta matéria, prestamos homenagem póstuma a Almira Gomes Ribeiro, deixando registrado o carinho e admiração por sua jornada de vida.

Fim da matéria.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo