Número de filiados de partidos na região cresce em 2023, mas apenas oito legendas apresentam aumento em comparação com o ano anterior.

De acordo com os dados recém-publicados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido dos Trabalhadores (PT) mantém-se como aquele com o maior número de filiados na região. Assim como em 2022, a legenda encerrou o ano de 2023 com 44.444 militantes, evidenciando uma diminuição de 1,64%. Em seguida, estão o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), PRD (nascido da fusão do PTB e do Patriota), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Entre as 29 agremiações existentes, apenas oito apresentaram crescimento no número de filiados ao longo de um ano.

Mantendo a liderança em quatro das sete cidades da região, o PT revelou-se como o partido com mais filiados em Diadema (11.982), Mauá (10.155), Santo André (9.927) e São Bernardo (8.366). Por outro lado, o MDB detém o maior número de filiados em Ribeirão Pires (2.496) e Rio Grande da Serra (853), enquanto o PRD ascende como o partido com o maior número de filiados em São Caetano, totalizando 2.692 pessoas.

Se considerarmos as fusões ocorridas no início de 2023, poucas variações se apresentaram na região. O PSOL foi a agremiação que mais cresceu, passando da 17ª e alcançando a 8ª posição. Por outro lado, o Partido Verde (PV) perdeu duas posições, saindo do Top 10 e indo parar no 11º lugar.

Olhando os percentuais individuais das legendas, a Unidade Popular (UP) foi a que experimentou o maior aumento no número de filiados, com um crescimento de 150%. A Rede Sustentabilidade registrou um crescimento de quase 57%, enquanto o PSOL cresceu 24,91%. No lado oposto, o PV apresentou uma redução de 5,9%, seguido pelo PSTU (-4,11%), AGIR (-3,36%) e PRD (-3,06%). O Solidariedade, que fundiu-se com o PROS, observou uma queda de 2,18%, e o Podemos, que se juntou com o PSC, sofreu uma redução de 2,09%.

Para uma visão mais abrangente, os rankings específicos de cada cidade mostram como os partidos se espalham dentro da região. Em Diadema, por exemplo, o PT lidera com 11.982 filiados, seguido pelo PDT com 945 filiados, enquanto em São Bernardo, o PT lidera com 8.366 filiados, seguido pelo MDB com 9.927 filiados.

Em uma rápida análise dos dados coletados sobre a quantidade de filiados de cada partido ao longo dos anos de 2022 e 2023, é possível perceber que a região segue apresentando uma movimentação significativa no cenário político. Com os números e percentuais em mãos, é possível traçar um panorama claro sobre as preferências de filiação partidária na região do ABC Paulista. Dessa forma, é seguro afirmar que tais informações são de grande valor para pesquisadores, analistas e profissionais que acompanham de perto a dinâmica política local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo